Como fazer conserva de pimenta?

Qual a melhor forma de conservar pimenta?

O nome pimenta-de-cheiro é aplicado a diferentes pimentas que têm em comum o aroma acentuado, mas que diferem quanto ao formato, tamanho e picância dos frutos. Essas pimentas foram domesticadas pelos indígenas amazônicos. Neste folheto será apresentada a pimenta-de-cheiro com baixa ardência, muito apreciada nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

A pimenta-de-cheiro apresenta frutos com reentrâncias e tamanho médio de 6 cm de comprimento por 3 cm de largura. A polpa é bem fina e o fruto, oco por dentro, tem poucas sementes. O fruto é comercializado imaturo, quando apresenta cor verde-claro.

Quando amadurece, torna-se laranja-claro, amarelo ou vermelho. É frequente encontrar no mercado frutos “de vez ” misturados aos frutos verdes. Os frutos verdes são mais crocantes e firmes, duram mais e são mais aromáticos que os maduros.

Escolha pimentas de casca brilhante, com cabinho de coloração esverdeada, sem áreas podres e sem machucados. Frutos sem cabinho podem ser consumidos, mas duram menos.

A pungência da pimenta-de-cheiro é considerada baixa, variando de 200 a 1.000 SHU – Unidades de Calor Scoville. No mercado brasileiro, essas pimentas são comercializadas a granel ou embaladas em bandeja de isopor com filme de plástico.

Em ambiente, por poucos dias Quando mantidas em condição ambiente, as pimentas murcham rapidamente. Por isso, mantenha-as na parte mais baixa da geladeira, devidamente acondicionadas em vasilha tampada ou em saco de plástico. De preferência, lave os frutos somente antes de utilizá-los.

Quando comprar as pimentas embaladas, examine-as antes de refrigerá-las e elimine frutos com início de podridão, evitando assim que eles contaminem os frutos sadios.

Você pode congelar as pimentas, lembrando-se que elas mantêm o sabor, mas perdem a crocância quando descongeladas. Nesse caso, elas poderão ser usadas em pratos cozidos. Congele os frutos inteiros ou picados diretamente após lavá-los em água corrente e secá-los.

Use em pratos com carne e arroz. O consumo da pimenta-de-cheiro é principalmente de fruto fresco. Ela agrega sabor e aroma sem tornar o prato picante. No Norte do Brasil, essa pimenta é muito usada no preparo de peixes, enquanto no Centro-Oeste não pode faltar no empadão goiano e nas pamonhas salgadas. Em qualquer região do Brasil, ela pode substituir o pimentão no preparo de pratos quentes e frios ou agregar seu sabor e aroma únicos em pratos diversos, como carnes, risotos, sopas, pizzas, tortas salgadas e saladas.

Como seu aroma é muito pronunciado, acrescente a pimenta-de-cheiro aos poucos até atingir um equilíbrio, evitando assim que ela se sobreponha a todos os demais ingredientes. “Ají dulce ”, “ají catucha ”, “ají gustoso ” são pimentas semelhantes à nossa pimenta-de-cheiro, muito apreciadas em vários países latino-americanos.

Elas são usadas na elaboração do “sofrito ”, um refogado que serve como base para o preparo de diversos pratos. Os ingredientes básicos para elaboração do ‘sofrito ‘são: pimenta, pimentão, cebola, alho.

Porque ferver a pimenta para conserva?

Além de ser benéfica para a saúde, é uma excelente alternativa para ter sempre à mesa um condimento saboroso. A pimenta malagueta possui um sabor tradicional picante e é muito utilizada na culinária brasileira. Mesmo seu preparo ser muito fácil, a sua produção precisa de alguns cuidados especiais. Então, Casa & Agro do Tecnonotícias vai te mostrar hoje, 30 de novembro, como fazer conserva de pimenta malagueta.

Leia também  Sonhar com bebe no colo

Para os fãs de sabores intensos, a conserva de pimenta malagueta é uma excelente alternativa para incrementar o prato e ter sempre à mesa um condimento saboroso. Além de ser benéfica para a saúde, você ainda pode vendê-lo e faturar uma grana extra no final do mês.

Antes de fazer a sua conserva, lembre se sempre de utilizar as pimentas em perfeito estado de conservação para evitar o aparecimento de fungos ou manchas. Do mesmo modo, para garantir um maior tempo de conservação, esterilize preferencialmente com água fervente o pote para acomodar as pimentas.

Em primeiro lugar, lave bem o recipiente onde as malaguetas serão colocadas. Em seguida, esterilize as pimentas. Para isso, despeje-as em água fervente juntamente com os dentes de alho por cerca de 2 minutos e retire. Logo depois, coloque-as sobre um papel toalha para secar. É importante que as pimentas estejam bem secas para evitar o aparecimento de bolor.

Por fim, coloque as malaguetas e os dentes de alho dentro do recipiente de forma alternada e logo após, adicione o azeite, o sal e o vinagre até ficarem todas as cobertas. Mantenha o pote fechado e além disso, antes do primeiro consumo, leve à geladeira por 72 horas para intensificar o sabor.

Dessa forma, para manter a conservação, nunca deixe as malaguetas fora do azeite. Afinal, pimentas em recipientes bem fechados e dentro da geladeira, costumam ter uma durabilidade de 6 meses. Então, a medida que você for consumindo a sua conserva de pimenta malagueta e a quantidade de azeite for reduzindo, sempre complete com mais azeite ou as aperte com o auxílio de um garfo para sempre ficarem cobertas e manter a conservação das pimentas.

Fonte: Tecno Notícias

PUBLICIDADE

Quanto tempo dura uma conserva de pimenta no óleo?

Você pode usar o óleo da conserva como molho de pimenta nos pratos, para fazer molhos de salada e até em refogados no lugar do azeite. Você pode também usar as rodelas de pimenta diretamente na comida ou utilizá-las como ingrediente de outras receitas.

Você pode utilizar essa mesma técnica para conservar outros tipos de pimentas ou fazer uma combinação diferente de sabores, vale malagueta, pimenta de bode, biquinho, etc.

Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, molhos, ou mesmo geleias. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos.

Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, para não estourar com o choque térmico. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.

Tempo de preparo: Serve:

Porque colocar vinagre na conserva de pimenta?

Como já falamos, o vinagre, especialmente o branco, é o mais indicado para o preparo de conservas. O sabor acentuado e a acidez do vinagre ajuda a manter a coloração das pimentas intacta, assim como a ardência delas!

Como fazer a conserva da pimenta dedo de moça?

Misture a água, o vinagre, o açúcar, o sal e o orégano. Leve ao fogo, quando começar a ferver junte as pimentas, o alho e a cebola. Quando ferver novamente desligue, deixe esfriar e coloque em pote de vidro esterilizado. Deixe curtir alguns dias antes de usar.

O que colocar na pimenta azeite ou vinagre?

A conserva de pimentas em vinagre é um meio extremamente eficaz e flexível para que você possa conservar suas pimentas. Essa flexibilidade permite inúmeras formas de combinações dos ingredientes a serem utilizados no preparo de sua conserva. Você pode optar pela utilização de diversas variedades de pimentas em um mesmo frasco, diversificar nos temperos e condimentos (sal, alho, cravo da índia, cominho, etc.), agregar diversos tipos de legumes e muito mais.

Leia também  Como fazer cachorro quente

Uma dica mais do que deliciosa é preparar a conserva de suas pimentas em vinagre juntamente com legumes comumente utilizados na preparação de picles, como por exemplo, cenoura ou pepino. Além de ser extremamente saboroso, você obterá uns picles com um aroma picante (ardido) e exótico.

A acidez do vinagre impede a formação de bactérias ou mofo, comumente surgindo na forma de aflatoxinas. Isso permite que sua conserva de pimentas em vinagre tenha uma validade prolongada, chegando há 1 ano (conservas caseiras) e 2 anos (conservas com métodos industriais) se o frasco for mantido sob-refrigeração, muito bem vedado e protegido da luz e do calor. Somente recipientes de vidro devem ser utilizados nesse procedimento, pois é a maneira mais garantida de se conseguir a validade anteriormente mencionada, além de ser extremamente resistente à acidez do vinagre.

Outra característica interessante do processo de conserva de pimentas em vinagre é a maneira como as pimentas mantém sua estrutura celular o mais intacta possível, diferente do processo de conserva por congelamento. No congelamento, a pimenta ganha certa elasticidade em sua estrutura, sendo perceptível em seu manuseio. A conserva de pimentas em vinagre permite que a pimenta mantenha sua estrutura mais natural, ou seja, mais crocante e não elástica.

O vinagre branco fermentado de álcool é o vinagre mais indicado para o preparo de suas conservas de pimentas. Ele possui um sabor mais acentuado e permite que as pimentas mantenham suas cores intactas. Como mencionamos anteriormente, você pode usar sua criatividade e combinar diversas variedades de pimentas com condimentos e outros legumes. Você pode inclusive utilizar vinagre à base de frutas ou outros tipos de vinagre, caso você não se incomode que suas pimentas em conserva percam um pouco de sua cor. Ao utilizar qualquer outro tipo de vinagre, existe essa tendência de descoloração bem mais acentuada e aparente do que a utilização do vinagre fermentado de álcool, onde a descoloração é mais suave caso venha realmente a ocorrer. Mas em nenhum momento o aroma ou a pungência será afetado ou prejudicado.

O único detalhe importante a ser observado e a taxa de acidez do vinagre, que deve ser de no mínimo 5% para que atue como agente antibacteriano.

Mais uma vantagem na conserva de pimentas em vinagre: não somente as pimentas podem ser utilizadas como ingredientes para os pratos ou receitas que você desejar, mas também o vinagre pode e deve ser utilizados no preparo de saladas, carnes e muito mais. Ele irá.

Como curtir pimenta sem ela perder a cor?

Saber como fazer conservas de pimenta é uma ótima forma de sempre ter à mesa condimentos saborosos, principalmente, para quem gosta de preparar pratos com um pouco mais de ardência. Além disso, elas são benéficas para a saúde e bem fáceis de preparar em casa. Veja a seguir como fazer conservas de pimenta de sua preferência.

Comece lavando as pimentas com água corrente. Depois disso, passe-as pela salmoura. Essa solução ajudará na diminuição da umidade das pimentas, permitindo que o vinagre seja melhor absorvido.

Use 1 litro de água com aproximadamente 350 g de sal e deixe as pimentas de molho na salmoura com um pouco de vinagre. Coloque um prato por cima para que a pimenta continue submergida e deixe descansar por pelo menos 24 horas. Depois disso, retire-as e seque o excesso de água com um pano.

Retire os talos das pimentas e corte-as como preferir. Elas podem ser usadas inteiras, cortadas ao meio ou em rodelas finas.

Leia também  Gvt etadirect com mobility

Descarte a solução com vinagre, insira as pimentas em um pote de vidro esterilizado, complete com óleo ou azeite e armazene.

Comece higienizando suas pimentas, deixando-as de molho na salmoura e, depois, retirando os talos. Em seguida, em uma panela, misture as pimentas (cortadas ou não), o vinagre, as sementes, as folhas de louro, a água, o sal e o açúcar.

Aqueça por alguns minutos, isso eleva a temperatura, fazendo com que o vinagre penetre mais facilmente. Entretanto, não pode esquentar por muito tempo, porque pode acabar reduzindo a acidez. Ou seja, não deixe ferver. Depois, despeje a mistura nos potes esterilizados e armazene, esperando em média 2 dias para consumir.

Higienize as pimentas e retire os talos de todas elas. Corte-as em rodelas — exceto a biquinho, que pode ser inserida inteira — e coloque no vidro esterilizado. Adicione a folha de louro, o tomilho, dois dentes de alho e uma pitada de sal. Em seguida, coloque também um pouco de cachaça, óleo vegetal e azeite para dar um toque final.

Coloque um pano no fundo de uma panela, despeje água e coloque para ferver. Com a água fervente, insira o vidro em cima do pano e deixe por 50 minutos. Lembre-se de se certificar de que o vidro possa ser inserido na água quente.

Por fim, espere pelo menos três semanas para consumir. Ao abrir, lembre-se de guardar na geladeira para conservar.

Dependendo do nível de ardência da pimenta, a conserva é ótima como acompanhamento para as refeições. Mas também pode servir como tempero para o preparo de pratos, como saladas e massas.

Como higienizar pimenta para fazer conserva?

O primeiro passo é colocar o vidro em água fervente para esterilizá-lo.

Na sequência, separe as pimentas de sua preferência e as coloque de molho em 10 litros de água com 50 ml de água sanitária, para que sejam higienizadas. “Elimina os micro-organismos”, disse a professora.

Depois, basta colocar as pimentas no vidro aleatoriamente. “Os vidros grandes ficam bonitos com bastante variedade”, aconselha.

Por fim, acrescente o alho, o sal, o açúcar, a cachaça e encha até a tampa com o vinagre.

A conserva de pimentas pode ser consumida 15 dias depois de ser preparada. Segundo a professora, ela pode durar até seis meses. “Feche bem [o vidro] e, com 15 dias, ela fica bem saborosa, fica curtida”, disse.

A química e técnica em laboratório da UFG Anna Paula Marques dos Santos orienta que, para esterilizar os potes, outra opção é colocá-los em uma mistura de cinco litros de água com 37 ml de água sanitária. Deixe agir por 15 minutos.

Enquanto esteriliza o pote, leve todos os ingredientes para o liquidificador e misture. Caso use a pimenta em conserva, tire todo o liquido dela. Depois que o molho estiver bem homogêneo, basta colocar no vidro. A professora diz que não é preciso coar o molho.

“Como a pimenta já estava curtida no sal, eu coloquei pouco sal. Eu usei somente pimenta bode, mas pode usar outras, dá mais sabor”, explica.

Ela conta ainda que o molho pode ser consumido por até um mês. “O ideal é guardar na geladeira para manter a temperatura”, disse.

Engenheira de alimentos ensina a preparar conserva de pimentas e molho de pimenta bode, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *