Conteúdo
- 1 Como é feito o fubá?
- 2 Como se come fubá de milho?
- 3 Quantas calorias tem um mingau de fubá?
- 4 Mingau de Fubá
- 5 Para que serve Fubá Mimoso?
- 6 Como fazer mingau de Mucilon no microondas?
- 7 Quantas calorias tem um mingau de fubá?
- 8 O que é bom para comer com mingau de maizena?
- 9 Pode comer mingau de maizena?
Como é feito o fubá?
Fubá é uma palavra herdada – como tantos elementos da nossa cultura gastronômica – dos africanos, que usam o termo para designar farinha. Ela é um insumo fino extraído do milho cru, que os portugueses passaram a utilizar como ingrediente em pratos como mingaus, pudins, broas, creme de milho, entre outros. Centenas de anos depois, ela ainda é item fundamental nas cozinhas brasileiras.
Para começar, o alimento é rico em niacina, zinco e ferro, que, por sua vez, contribui para a manutenção dos glóbulos vermelhos, protegendo o sistema imunológico. O fubá ainda oferece potássio, fósforo e magnésio.
Boa notícia para os celíacos: por não apresentar glúten, o fubá por ser usado sem medo. Aproveite, então, as receitas com fubá, como o bolo e outras delícias! Além disso, o alimento é indicado para as mulheres grávidas por ser uma fonte de ácido fólico, fundamental para a boa formação do bebê. Por fim, o fubá é conhecido por fornecer fibras e isso colabora com bom funcionamento do intestino. É útil também para conter o risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes.
Como se come fubá de milho?
O fubá é um ingrediente muito comum no cardápio brasileiro, pois é barato e pode ser usado em vários pratos doces e salgados. As receitas mais conhecidas são a polenta e o bolo, mas é possível ir além e criar preparos extremamente variados. Confira estas receitas com fubá para inovar na cozinha.
Simplesmente impossível saborear esse bolo de fubá com goiabada e não lembrar dos tempos gostosos de infância na casa da vovó. Com gostinho de nostalgia, ele tem tudo para te conquistar!
Quer uma preparação mais tradicional desse bolinho tão amado? O bolo de fubá simples e gostoso não tem segredos e combina demais com um café passado na hora.
Receita obrigatória no caderninho de qualquer bom amante de doces tradicionais brasileiros, esse bolo de fubá fica pronto rapidinho e arranca suspiros de todo mundo.
Para quem deseja uma massa fofinha que desmancha na boca, a dica é apostar nesse bolo de fubá fofinho que leva um ingrediente especial: o queijo parmesão ralado.
Não quer ter trabalho de bater a massa do seu bolinho? Com esse bolo de fubá cremoso no liquidificador, você consegue deixar todos os ingredientes homogêneos de forma simples e prática.
Com uma textura dos deuses, esse bolo de fubá cremoso tradicional é a cara daqueles cafés da tarde animados com a família e amigos. Nessa receita, dê preferência para um queijo ralado mais gorduroso.
Feito com adoçante forno e fogão, esse bolo de fubá diet fácil é liberado para quem não pode consumir o tradicional açúcar branco. O resultado vai te surpreender!
Esta receita é indicada para quem é apaixonado por doces simples e deliciosos. Fácil de fazer, o bolo de fubá com coco tem uma textura perfeita com um sabor suave.
Rico em sabor e vitamina C, esse bolo de fubá com laranja é indicado para quem adora um docinho tradicional com um toque a mais todo especial. Confira!
Bateu a vontade de um docinho? Experimente esse bolo de fubá de caneca simples que fica pronto em menos de cinco minutos e usa pouca louça.
Outra receita prática, esse bolo de fubá cremoso na airfryer é ideal para quem está sem forno em casa. A dica é usar um recipiente que seja próprio para esse aparelho doméstico, ok?
Mais uma versão sem ingredientes de origem animal, esse bolo vegano de fubá com coco leva leite vegetal, deixando a receita perfeita para quem tem algum tipo de intolerância à lactose.
Você não vai acreditar na praticidade desse bolo de frigideira de fubá com goiabada. Pronto em menos de dez minutos, ele é o tipo de doce que salva quem tá com fome, mas com pouco tempo para cozinhar.
Ótimo para uma comemoração junina, esse bolo rústico de fubá com goiabada é delicioso e lindo. Para o toque final, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima da massa pronta.
Diferente, esse bolo piscina de fubá com goiabada promete ser a nova sensação do seu café da tarde. O nome dessa delícia é pela cobertura e recheio que fica parecendo uma piscininha.
Com sabor de nostalgia, esse bolo cremoso de fubá com coco é fácil de fazer e fica pronto em menos de q”.
Quantas calorias tem um mingau de fubá?
Mingau de Fubá
Ingredientes:
- 1 ½ xícara (chá) de fubá ou creme de milho BR 473
- 4 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
- ½ colher (chá) de sal
- Canela em pau (a gosto)
Preparo:
- Peneirar os ingredientes secos e medi-los.
- Medir os demais ingredientes.
- Em uma panela, dissolver o fubá no leite frio.
- Levar a panela ao fogo, acrescentar a manteiga, o açúcar, a canela e o sal.
- Deixar cozinhar por 20 minutos, mexendo constantemente, para que o conteúdo não agarre no fundo da panela.
- Servir quente.
Tempo de preparo: 30 minutos
Nº de porções: 8 porções de 291 g
Valor nutritivo:
- Calorias totais: 1.911,4 cal
- Proteínas: 47,9 g
- Lipídios: 48,9 g
- Carboidratos: 319,9 g
- Fibras: 1,2 g
Para que serve Fubá Mimoso?
Fubá Mimoso
O Fuba Mimoso é uma farinha feita a partir da moagem dos grãos de milho, é a mais fina, utilizada geralmente na preparação de bolos e polentas.
Benefícios:
- Pode ser consumido por celíacos, pois o fubá não apresenta glúten.
- Muito bom no combate a anemia.
- Pode ser consumido por mulheres grávidas, por ser fonte de ácido fólico, que é importante na formação do bebê.
- É uma fonte interessante de fibras, que ajudam o funcionamento do intestino.
- Não apresenta colesterol.
- Ajuda pessoas convalescentes a ganharem peso.
Como consumir:
É muito utilizado para fazer bolos, sendo o bolo de fubá um alimento típico de festas juninas no Brasil.
Como fazer mingau de Mucilon no microondas?
- Em um recipiente refratário de bordas altas, coloque o coco, a água, o cravo, a canela e leve ao micro-ondas, em potência média, por 1 minuto.
- Retire do micro-ondas, misture bem e deixe esfriar.
- Retire o cravo e a canela. Junte o MUCILON, misture bem e deixe gelar por cerca de 30 minutos. Sirva.
Atenção à potência do micro-ondas, se estiver muito alta, pode ferver.
Receita para bebês a partir de 7 meses.
Quantas calorias tem um mingau de fubá?
Mingau de Fubá
Ingredientes:
- 1 ½ xícara (chá) de fubá ou creme de milho BR 473
- 4 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
- ½ colher (chá) de sal
- Canela em pau (a gosto)
Preparo:
- Peneirar os ingredientes secos e medi-los.
- Medir os demais ingredientes.
- Em uma panela, dissolver o fubá no leite frio.
- Levar a panela ao fogo, acrescentar a manteiga, o açúcar, a canela e o sal.
- Deixar cozinhar por 20 minutos, mexendo constantemente, para que o conteúdo não agarre no fundo da panela.
- Servir quente.
Tempo de preparo: 30 minutos
Número de porções: 8 porções de 291 g
Valor nutritivo:
Calorias totais: | 1.911,4 cal |
Proteínas: | 47,9 g |
Lipídios: | 48,9 g |
Carboidratos: | 319,9 g |
Fibras: | 1,2 g |
O que é bom para comer com mingau de maizena?
SIRVA MORNO.
1
Doces e sobremesas.
2
Mousses.
3
Pudins, flans.
4
Docinhos e bombons.
5
Pavês.
6
Brigadeiro.
7
Torta doce.
8
Pudim de leite em pó
Pode comer mingau de maizena?
Ingrediente presente na cozinha de praticamente todos os lares, a maizena (ou amido de milho) é um verdadeiro coringa que pode ser utilizado em diversas preparações. Formado por uma cadeia de glicose, que se apresenta na forma de grânulos muito pequenos, a maizena é ideal para deixar molhos mais cremosos e mingaus encorpados.
O mingau de maizena é item comum no cardápio de crianças e, de acordo com ingredientes complementares, pode render um lanche rápido e saudável. O prato ainda é conhecido por ajudar a combater a diarreia.
O mingau de maizena, assim como o de aveia ou de farinha de arroz, pode ser um aliado natural para combater a diarreia. O alimento não é considerado um remédio para o problema, mas por ser leve e de fácil digestão, favorece a reposição de nutrientes que são perdidos na desidratação.
Uma porção de mingau de maizena equivalente a 1 xícara de chá possui cerca de 250 calorias. A quantidade de calorias, no entanto, não é a única medição a ser levada em conta quando falamos de perda ou ganho de peso.
O alimento é rico em carboidratos e possui alto índice glicêmico, ou seja, possui digestão rápida e não garante saciedade prolongada, podendo comprometer assim o emagrecimento. Além disso, os ingredientes adicionados ao preparo do mingau podem fazer muita diferença no valor calórico total do prato.
Existem diversas receitas de mingau de maizena que podem ajudar a variar o cardápio. Confira algumas opções:
- Para fazer o mingau de maizena básico basta adicionar 2 colheres (sopa) do amido de milho para cada xícara (chá) de água. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
- Eu uma caneca, coloque 2 xícaras (chá) de leite e 3 colheres (sopa) de maizena e dissolva bem com um garfo. Em seguida, se desejar, adicione 4 colheres de chocolate em pó. Leve ao micro-ondas por 1 minutos, mexa e volte ao aparelho por mais 30 segundos. Repita o processo até que o mingau fique na consistência desejada.
- Para fazer o mingau de maizena com chocolate, leve ao fogo baixo 2 xícaras de leite, 4 colheres de sopa de maizena e 4 colheres de sopa de chocolate em pó. Mexa constantemente até engrossar.
- Descasque e amasse 2 bananas, adicione 2 xícaras de leite, 2 colheres (sopa) de maizena e canela em pó a gosto. Leve ao fogo baixo mexendo até engrossar e, se desejar, sirva com 1 colher (sopa) de mel e canela em pó.
- Leve ao fogo baixo 2 xícaras de leite, 1 colher (sopa) de maisena e 3 colheres (sopa) de leite em pó. Adoce com açúcar, se desejar. Mexa bem e constantemente até engrossar.
- Misture 4 colheres de maisena com 2 xícaras de leite e reserve. Em seguida, misture 1 colher de margarina com 1/3 lata de leite condensado e adicione a mistura com maisena. Leve ao fogo e mexa até engrossar.