como fazer tinta marrom?

Qual mistura dá a cor marrom?

O marrom pode ser feito ao misturar as três cores primárias e a adição de cores complementares vai variar a nuance. Se você está aprendendo a fazer tinta marrom por mistura, comece apenas com as cores primárias (vermelho, azul, amarelo) e misture as três cores em conjunto. Isso vai lhe dar um tom mais escuro de marrom.
8 de mar. de 2022

Como misturar cores de tinta de parede?

Mistura de cores é uma atividade que exige conhecimento para conseguir os melhores resultados. Quando falamos de arquitetura e design de interiores, é fundamental entender quais são os tons que trazem mais aconchego, alegria, impacto, calma, entre outras sensações. Para te ajudar a criar a melhor mistura de cores para seus projetos, no post de hoje vamos explicar o que são as cores primárias, secundárias e terciárias e como criar paletas de cores. Acompanhe!

Relembrar como funciona a mistura de cores primárias, secundárias e terciárias parece algo simples, mas é sempre bom ter esses conceitos frescos na mente para fazer a escolha certa em projetos. As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Elas recebem essa classificação porque não podem ser obtidas mediante a mistura de nenhuma outra cor.

As cores secundárias são aquelas que surgem a partir da mistura de cores primárias. São elas: laranja, roxo e verde. Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias:

Mistura de cores Cores secundárias
Amarelo + Vermelho Laranja
Vermelho + Azul Roxo
Azul + Amarelo Verde

As cores terciárias são aquelas obtidas a partir da mistura de cores primárias com secundárias. Por exemplo:

Cores primárias Cores secundárias Cores terciárias
Amarelo Laranja Amarelo-laranja
Vermelho Roxo Vermelho-roxo
Azul Verde Azul-verde

É impossível falar sobre mistura de cores se citar o círculo cromático e a lei da harmonização. O círculo cromático de cores é uma representação simplificada dos tons enxergados pelo olho humano e sua mistura de cores. Ele costuma ser demonstrado por um círculo dividido em 12 partes e cada uma delas é representada por uma cor. O círculo cromático de cores é composto pelas três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.

A partir dessas 12 cores, uma infinidade de outros tons podem ser criados. A Lei da Harmonização nada mais é do que a combinação dessas cores seguindo alguns critérios. Veja como criar essa mistura de cores.

Cores análogas: são aquelas que estão mais próximas no círculo cromático, mais precisamente lado a lado, por exemplo o laranja, o amarelo e o verde. Essa mistura de cores resulta em combinações mais suaves.

Cores complementares: essa lei da harmonização consiste na mistura de duas cores opostas no círculo cromático, por exemplo: vermelho e verde, laranja e azul, etc. Ambientes com essa mistura de cores são mais vibrantes e ousados.

Cores complementares decompostas: Nessa combinação do círculo cromático, também chamada de tríade, utiliza-se três cores equidistantes que formam um triângulo, por exemplo vermelho, verde e azul. Dessa forma, é possível obter um efeito de alto contraste sem perder a harmonia.

Agora que já relembramos rapidamente o que é mistura de Cores Primárias.

Que cor forma amarelo e vermelho?

As cores secundárias são laranja, roxo e verde. Elas recebem essa denominação uma vez que surgem da união de duas cores primárias, misturadas em iguais proporções. Essa é a forma tradicional de se entender a relação entre as cores, desenvolvida há tempos pelo artista Leonardo da Vinci, o cientista Isaac Newton e outros estudiosos.

A cor secundária, de acordo com a classificação tradicional, é aquela resultante da mistura de cores puras (as chamadas cores primárias). Assim, temos esse esquema para formar cores secundárias:

O círculo cromático, ou círculo de cores, é formado por doze cores (integrando as primárias, secundárias e terciárias), que são divididas em blocos de cores frias e cores quentes. As cores que o compõe são: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo (violeta), vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado.

Ainda de acordo com o círculo de cores, existem três classificações cromáticas. Dependendo da mistura de cor que é feita, temos como resultado novas cores.

  • Cores Primárias: são as chamadas “cores puras”, que não surgem de outras: vermelho, amarelo e azul.
  • Cores Secundárias: surge da união de duas cores primárias: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).
  • Cores Terciárias: oriunda da união de uma cor primária e outra secundária: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).
Leia também  Como rapidamente preparar receitas com iogurte natural?

Para se aprofundar no universo das cores, leia: Cores Primárias e Cores Terciárias.

As cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre si. Para tanto, no círculo cromático, a cor complementar está situada na extremidade oposta da cor primária correspondente, formando assim pares de cores que se complementam.

Dessa maneira, podemos identificar como cores complementares:

  • Vermelho – Verde
  • Azul – Laranja
  • Amarelo – Roxo (violeta)

Observe que as cores primárias apresentam uma cor secundária como complementar, e vice-versa. Já as cores terciárias possuem outra cor terciária como complementar.

Outra importante classificação é quanto às tonalidades e as sensações que causam determinadas cores: a chamada “Temperatura das cores”.

Assim, ficou estabelecido que as cores que transmitem sensação de calor, ou seja, aquelas que estão relacionadas ao fogo, são chamadas de cores quentes. São elas vermelho, laranja e amarelo.

Por outro lado, as cores que estão relacionadas às sensações de frio, são denominadas de cores frias: azul, verde e violeta.

Já as cores neutras são aquelas que não transmitem sensações de calor ou de frio, pois possuem pouca reflexão da luz, por exemplo, os tons acinzentados, marrons e pastéis.

Desde a antiguidade, as cores são elementos que aguçam a curiosidade. Segundo o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), a cor representava uma propriedade dos objetos e seu espectro era formado por seis delas: vermelh”.

Que cor da verde e azul?

As cores primárias são três: vermelho, azul e amarelo. Tempos atrás era ensinado que essas cores são formadas sem a mistura de outras, ou seja, não podem se decompor em demais cores. Esse é o motivo de serem conhecidas também como “cores puras”. Recebiam o nome de “primárias” pelo fato de, a partir delas, serem formadas outras cores, as secundárias.

Hoje, no entanto, sabe-se que não é essa a melhor tríade para reproduzir a mistura de cores. Uma vez que as cores somente existem em função da luz, foi elaborado o sistema de cores-luz, que são compostas pelas sínteses aditiva e subtrativa.

A cores aditivas são as primárias da luz: vermelho, verde e azul. São chamadas “aditivas” porque ao serem adicionadas, a soma dessas três cores, resulta na luz branca. A síntese aditiva também pode ser chamada de sistema RGB (do inglês red, green e blue), sendo bastante utilizado em equipamentos eletrônicos que possuem telas onde imagens são transmitidas.

As cores secundárias da luz são denominadas de tríade subtrativa, ou síntese subtrativa. São aquelas obtidas mediante a mistura de cores da tríade aditiva. São elas amarelo, magenta e ciano. As combinações de cores são:

Amarelo + Azul = Verde
Azul + Vermelho = Magenta
Vermelho + Amarelo = Ciano

São chamadas “subtrativas”, pois a mistura das cores primárias resulta no preto, ou seja, na ausência de luz. A síntese subtrativa também pode ser chamada de sistema CMYK (do inglês cyan, magenta, yellow. A letra K representa o preto). O sistema CMYK é geralmente utilizado na indústria gráfica.

As cores são tradicionalmente classificadas da seguinte forma:

  • São as chamadas cores puras:
  • São formadas pela união de duas cores primárias.
  • Também são três:
  • Surgem a partir da união de uma cor primária e uma secundária. Dessa forma, temos seis cores terciárias, são elas:

O círculo de cores apresenta as sete cores básicas do espectro e suas variantes. São ao todo doze cores (três primárias, três secundárias e seis terciárias):

Desse modo, as denominadas cores complementares são aquelas que juntas formam tonalidades de cinza e apresentam maior contraste entre si. Ao visualizar o círculo cromático, podemos identificar a cor complementar, pois elas estão localizadas nas extremidades opostas às cores primárias. Assim, são complementares as cores:

Vermelho e Verde
Azul e Laranja
Amarelo e Roxo

Lembre-se que as cores primárias apresentam uma cor secundária como complementar, e vice-versa. Já as cores terciárias possuem outra cor terciária como complementar.

Saiba mais sobre as Características das Cores.

Há outras classificações para as cores, segundo às tonalidades e a transmissão de sensações, denominada de “temperatura das cores”, a saber:

Se você busca um texto sobre esse tema para a educação infantil, leia: Cores primárias – Kids.

Qual a mistura de cores que dá marrom?

A cor marrom é terrosa e versátil, remete à natureza e à estabilidade. Ela pode ser obtida por meio de cores primárias e secundárias, tendo diversas variações. Quer entender como fazer tinta marrom para renovar os ambientes do seu lar? Então, você está no lugar certo.

Leia também  Como fazer flor de crochê?

A seguir, separamos todos os detalhes de como fazer essa cor em casa a partir de alguns passos fáceis. Também ensinamos como ajustar a cor e deixá-la da maneira que mais combina com o seu lar.

Afinal, como fazer a cor marrom? O primeiro passo é misturar uma quantidade proporcional de tinta azul, vermelha e amarela no recipiente. A porção de cada uma vai depender do espaço que será pintado.

O ideal é colocar um mexedor no meio do recipiente e fazer movimentos circulares até a mistura ficar totalmente homogênea, originando um tom atraente e suave. Depois que a cor estiver pronta, acrescente um pouco de tinta branca e continue mexendo em movimentos circulares até ela desaparecer.

Nessa etapa, é preciso tomar cuidado para o marrom não ficar apagado. Normalmente, adiciona-se ⅓ da tonalidade no total da mistura.

Além do processo que usa somente cores primárias, também é possível obter o marrom por meio da mistura de cores secundárias (verde, roxo e laranja) e um tom primário complementar. Veja, a seguir!

Uma das formas de fazer a tinta marrom com cores secundárias é usando o laranja e o azul. Coloque uma quantidade generosa de vermelho em um recipiente. Depois, adicione o amarelo aos pouquinhos até as tintas ficarem em porções bem parecidas. Misture os dois tons até formar um laranja-escuro.

Em seguida, adicione o azul para fazer o marrom. A dica é usar uma quantidade um pouco menor que o laranja, em torno de 40% do total da tinta. Por fim, misture bem até formar um tom achocolatado. Quanto mais azul, mais o resultado será leve.

O amarelo e o roxo também formam uma boa combinação para fazer tinta marrom. Primeiro, faça o roxo misturando partes iguais de vermelho e azul. O tom é mais difícil de acertar. Por isso, vá ajustando as medidas até chegar ao resultado desejado.

Agora, misture levemente o amarelo com o roxo até criar o marrom. Assim que as tintas forem misturadas, um tom “sujo” de marrom vai surgir. Continue colocando o amarelo até ter a cor ideal para você.

Também é possível fazer a cor marrom misturando verde e vermelho. Inicie colocando uma quantidade considerável de azul e vá adicionando o amarelo aos poucos para fazer o verde. Para ter um resultado satisfatório, é preciso que o tom fique próximo de um ciano-escuro.

Em seguida, é só adicionar a quantidade desejada de vermelho para fazer o marrom. Comece com pouca porção e vá colocando e misturando a cor para deixar a tonalidade mais escura.

Além do marrom considerado tradicional, é possível criar diferentes tons com a mistura de cores primárias em uma proporção distinta. Logo abaixo, você confere alguns exemplos de testes que podem ser feitos.

Se você está em dúvida de como fazer tinta marrom-escura, saiba que a preta pode ser usada para de.

Como fazer a cor marrom com a tinta branca?

Em vez de adicionar o branco ao marrom, pegue um pouco de tinta branca em uma tigela pequena e misture um pouco do marrom básico de cada vez para obter o tom certo. As cores secundárias (laranja, verde e roxo) podem ser misturadas com a cor primária complementar para formar o marrom.

Que cor forma amarelo e vermelho?

Mistura de cores é uma atividade que exige conhecimento para conseguir os melhores resultados. Quando falamos de arquitetura e design de interiores, é fundamental entender quais são os tons que trazem mais aconchego, alegria, impacto, calma, entre outras sensações. Para te ajudar a criar a melhor mistura de cores para seus projetos, no post de hoje vamos explicar o que são as cores primárias, secundárias e terciárias e como criar paletas de cores. Acompanhe!

Relembrar como funciona a mistura de cores primárias, secundárias e terciárias parece algo simples, mas é sempre bom ter esses conceitos frescos na mente para fazer a escolha certa em projetos.

As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Elas recebem essa classificação porque não podem ser obtidas mediante a mistura de nenhuma outra cor.

As cores secundárias são aquelas que surgem a partir da mistura de cores primárias. São elas: laranja, roxo e verde. Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias:

Cores Primárias Cores Secundárias
Amarelo Laranja
Vermelho Roxo
Azul Verde

As cores terciárias são aquelas obtidas a partir da mistura de cores primárias com secundárias. Por exemplo:

Cores Primárias Cores Secundárias Cores Terciárias
Amarelo Laranja Amarelo Laranja
Vermelho Roxo Vermelho Roxo
Azul Verde Azul Verde
Leia também  Benefícios da vagem

É impossível falar sobre mistura de cores se citar o círculo cromático e a lei da harmonização.

Círculo cromático de cores é uma representação simplificada dos tons enxergados pelo olho humano e sua mistura de cores. Ele costuma ser demonstrado por um círculo dividido em 12 partes e cada uma delas é representada por uma cor.

O círculo cromático de cores é composto pelas três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.

A partir dessas 12 cores, uma infinidade de outros tons podem ser criados. A Lei da Harmonização nada mais é do que a combinação dessas cores seguindo alguns critérios. Veja como criar essa mistura de cores.

Cores análogas: são aquelas que estão mais próximas no círculo cromático, mais precisamente lado a lado, por exemplo o laranja, o amarelo e o verde. Essa mistura de cores resulta em combinações mais suaves.

Cores complementares: essa lei da harmonização consiste na mistura de duas cores opostas no círculo cromático, por exemplo: vermelho e verde, laranja e azul, etc. Ambientes com essa mistura de cores são mais vibrantes e ousados.

Cores complementares decompostas: Nessa combinação do círculo cromático, também chamada de tríade, utiliza-se três cores equidistantes que formam um triângulo, por exemplo vermelho, verde e azul. Dessa forma, é possível obter um efeito de alto contraste sem perder a harmonia.

Agora que já relembramos rapidamente o que é mistura de Cores Primárias”. Retire as informações de autoria. Utilize formato HTML com paragrafos, tabelas, listas e blockquotes quando necessário. Não utilize headers (h1, h2, h3). Não altere as palavras e lembre-se de devolver apenas as tags HTML necessárias.

Que cor da verde e azul?

As cores primárias são três: vermelho, azul e amarelo. Tempos atrás era ensinado que essas cores são formadas sem a mistura de outras, ou seja, não podem se decompor em demais cores. Esse é o motivo de serem conhecidas também como “cores puras”. Recebiam o nome de “primárias” pelo fato de, a partir delas, serem formadas outras cores, as secundárias.

Hoje, no entanto, sabe-se que não é essa a melhor tríade para reproduzir a mistura de cores. Uma vez que as cores somente existem em função da luz, foi elaborado o sistema de cores-luz, que são compostas pelas sínteses aditiva e subtrativa.

A cores aditivas são as primárias da luz: vermelho, verde e azul. São chamadas “aditivas” porque ao serem adicionadas, a soma dessas três cores, resulta na luz branca. A síntese aditiva também pode ser chamada de sistema RGB (do inglês red, green e blue), sendo bastante utilizado em equipamentos eletrônicos que possuem telas onde imagens são transmitidas.

As cores secundárias da luz são denominadas de tríade subtrativa, ou síntese subtrativa. São aquelas obtidas mediante a mistura de cores da tríade aditiva. São elas amarelo, magenta e ciano. As combinações de cores são:

  • Vermelho + Verde = Amarelo
  • Vermelho + Azul = Magenta
  • Azul + Verde = Ciano

São chamadas “subtrativas”, pois a mistura das cores primárias resulta no preto, ou seja, na ausência de luz. A síntese subtrativa também pode ser chamada de sistema CMYK (do inglês cyan, magenta, yellow. A letra K representa o preto). O sistema CMYK é geralmente utilizado na indústria gráfica.

As cores são tradicionalmente classificadas da seguinte forma:

  1. Cores primárias: Vermelho, azul e amarelo.
  2. Cores secundárias: Verde, magenta e ciano.
  3. Cores terciárias: Laranja, roxo e verde-azulado.

O círculo de cores apresenta as sete cores básicas do espectro e suas variantes. São ao todo doze cores (três primárias, três secundárias e seis terciárias):

Desse modo, as denominadas cores complementares são aquelas que juntas formam tonalidades de cinza e apresentam maior contraste entre si. Ao visualizar o círculo cromático, podemos identificar a cor complementar, pois elas estão localizadas nas extremidades opostas às cores primárias. Assim, são complementares as cores:

  • Vermelho e ciano
  • Azul e laranja
  • Amarelo e roxo

Lembre-se que as cores primárias apresentam uma cor secundária como complementar, e vice-versa. Já as cores terciárias possuem outra cor terciária como complementar. Saiba mais sobre as Características das Cores.

Há outras classificações para as cores, segundo às tonalidades e a transmissão de sensações, denominada de “temperatura das cores”, a saber:

  • Cores quentes: Vermelho, laranja e amarelo.
  • Cores frias: Azul, verde e violeta.

Se você busca um texto sobre esse tema para a educação infantil, leia: Cores primárias – Kids.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *