Como obter a CNH digital?

Como conseguir minha CNH Digital?

Com todas as informações da habilitação impressa, o documento poderá ser obtido por meio do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito da SERPRO (empresa de tecnologia da informação do governo federal).

Como acessar a CNH digital pela primeira vez?

A validação do Cadastro é necessária somente para obter a CNH Digital.

Para o documento CRLV Digital não é necessário realizar a validação do cadastro.

A Validação pode ser realizada através de um dos 03(três) procedimentos:

Instrução – clique para editar o texto.

(Etapa 1 de 30)

Nesta demonstração iremos lhe mostrar os procedimentos operacionais para realizar a validação do cadastro através do certificado digital.

Instrução – clique para editar o texto.

(Etapa 2 de 30)

Validar os seus dados usando o certificado digital é muito mais rápido e fácil! Não é necessário realizar o reconhecimento facial ou comparecer ao Detran da sua jurisdição. Todo o procedimento é realizado eletronicamente no Portal de Serviços Denatran.

Importante!

O Serpro é uma Unidade Certificadora. Se você não possui um Certificado Digital e tem interesse em ser certificado pelo Serpro, saiba como em https://servicos.serpro.gov.br/loja/certificacao-digital/

Instrução – clique para editar o texto.

(Etapa 3 de 30)

Para realizar os procedimentos de ativação, clique no ícone “Carteira Digital de Trânsito”.

Instrução – clique para editar o texto.

(Etapa 4 de 30)

O acesso é realizado através da Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal – gov.br. Portanto, clique no botão “Entrar com gov.br”.

Instrução – clique para editar o texto.

(Etapa 5 de 30)

Como você é um usuário cadastrado no Gov.br, informe, no campo “CPF”, o número do seu CPF.

Importante: Caso não tenha realizado o cadastro no Gov.br, veja orientações na demonstração: “Cadastro de usuário – gov.br”.

(Etapa 6 de 30)

Após informar o CPF, clique no botão “Avançar”.

(Etapa 7 de 30)

No campo “Senha”, informe a senha que foi cadastrada na Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal – gov.br.

(Etapa 8 de 30)

Em seguida, clique no botão “Entrar”.

(Etapa 9 de 30)

Esta é a tela do Aplicativo Carteira Digital de Trânsito, com as funcionalidades:

Iremos realizar o detalhamento de todas estas funcionalidades neste tutorial.

Instrução – clique para editar o texto.

(Etapa 10 de 30)

No momento, a necessidade é realizar a validação do cadastro através do Certificado Digital. Visto isso, clique na funcionalidade “Habilitação”.

(Etapa 11 de 30)

Em seguida, clique no botão “Toque para baixar sua CNH”.

(Etapa 12 de 30)

O aplicativo informa os procedimentos para realizar a validação. Salientamos que é necessário realizar apenas um dos procedimentos descritos.

Instrução – clique para editar o texto.

(Etapa 13 de 30)

Como iremos realizar a validação através do certificado digital, clique no link “Com certificado digital”.

Leia também  Mensagem de bom dia com carinho

(Etapa 14 de 30)

Será necessário realizar o acesso através do gov.br. Visto isso, clique na funcionalidade “Entrar com gov.br”.

(Etapa 16 de 30)

Para realizar o login utilizando”.

Tem como ter a CNH digital antes da Física?

Baixar a Carteira Nacional de Habilitação digital é possível através do app de CNH digital do Governo Federal. O aplicativo está disponível para Android e iPhone (iOS) e permite aos condutores acessar a documentação original do motorista e do veículo com ou sem Internet. Para isso, basta cadastrar a CNH direto pelo celular e seguir os passos pedidos.

O registro no app permite receber notificações a respeito de multas e infrações, consultar pendências, débitos e restrições, obter alertas de recall do fabricante para reparos e substituições, dentre diversas outras possibilidades. Confira, a seguir como baixar o app e exportar a carteira nacional de habilitação digital para o Android e iPhone.

A CNH digital, também conhecida como CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação eletrônica), é uma versão oficial da carteira de motorista que pode ser gerada por aplicativo e baixada para usar no celular. Desse modo, ela é uma opção digital válida e reconhecida em território nacional pelos órgãos de fiscalização. Toda pessoa física que possui uma carteira de habilitação original e atualizada (com QR code) pode usufruir dos benefícios proporcionados pelo app Carteira Nacional de Trânsito.

Passo 1. Primeiro, abra a Google Play Store e busque pelo app Carteira Digital de Trânsito. Basta procurar pelo nome no campo de busca na parte superior do Android. Uma vez localizado o app, clique em “Instalar” e aguarde o download acabar;

Passo 2. Abra o app e logue com a sua conta do site Gov.br. Na página inicial do app Carteira Digital de Trânsito, selecione a opção “Condutor” e, em seguida, clique na opção “Acessar CNH”, que aparece abaixo das informações de motorista;

Passo 3. Se você já tiver realizado o cadastro completo da CNH, role a página até encontrar a opção “Exportar” e clique nela. Na tela seguinte, haverá uma mensagem de confirmação. Leia atentamente e selecione a opção “Exportar”;

Passo 3. Escolha o local para o qual deseja exportar o documento clicando sobre ele. Depois toque em “Salvar” no canto superior direito da tela.

Passo 1. Para baixar o app da Carteira de Trânsito Digital, basta procurar por “CNH digital” na busca da App Store. Quando encontrar, clique em “Obter”. Neste tutorial, como o app já havia sido baixado, a opção apareceu como “Abrir”;

Passo 2. Abra o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e clique na opção “Condutor”. Depois, selecione o botão “Acessar CNH”;

Passo 3. Caso o usuário ainda não tenha cadastrado a CNH digital, ele verá essa tela. Ao clicar em “Baixar CNH”, ele faz o cadastro do seu documento via QR Code. Uma vez feito, o processo acontece como no Android: basta exportar o documento clicando em “Exportar” e selecionar o destino.

Com Informações de Gov.br, App Store

Veja também: Como fazer RG online? Veja sites para agendamento de identidade

Como fazer RG online? Veja sites para agendamento de identidade

Leia também  Dor No Estomago Na Gravidez

Quando consigo a CNH Digital?

Desde 2017, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível digitalmente. O documento eletrônico, que possui o mesmo valor jurídico de sua versão impressa, pode ser baixado em smartphones e apresenta ainda outras funções, como conferência de infrações e alertas de recall. Aprenda a cadastrar a sua CNH Digital.

Lançado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em conjunto com o Serpro, o aplicativo se modernizou. Atualmente não há necessidade de comparecimento ao Departamento de Trânsito (Detran) e ou uso de certificado digital. Basta que o motorista tenha a CNH com QR Code (que passou e ser emitida em maio de 2017) para ter acesso aos benefícios da plataforma.

Para abrir o documento no celular ou tablet, é preciso que o usuário faça o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente nas plataformas Google Play e App Store, e se cadastrar biometricamente com a câmera do próprio dispositivo.

O aplicativo reconhece o rosto do usuário da CNH digital e, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado, pede uma “prova de vida”. O teste consiste apenas em realizar alguns movimentos com o rosto, como piscar os olhos direito e esquerdo separadamente.

O aplicativo vai pedir, ainda, para o usuário criar uma senha de quatro dígitos. É uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. Passos realizados, será disponibilizada a CNH Digital no seu dispositivo móvel.

A CNH Digital poderá ser acessada pelo aplicativo de forma off-line, ou seja, sem internet. Mas, se a bateria do celular acabar e o motorista só estiver portando a versão eletrônica, pode pagar uma multa de R$ 88,38 e perder três pontos na carteira.

Além de uma versão eletrônica da carteira de motorista, o Carteira Digital de Trânsito oferece outras funções. Pelo aplicativo, é possível ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), aos recalls que envolvem o automóvel e infrações ligadas tanto ao carro/moto quanto ao motorista.

Feito o cadastro da CNH Digital, o condutor precisa apenas selecionar a opção que deseja consultar.

A plataforma agora possibilita a notificação de recall com informações detalhadas sobre o defeito do automóvel do consumidor e o risco da não realização de reparo. Há também orientações para o atendimento das falhas que podem causar acidentes e indicação do canal de atendimento da empresa responsável.

O alerta de vencimento da CNH é outra novidade do software. O aplicativo CNH Digital enviará o comunicado de alerta de vencimento com trinta dias de antecedência. Assim, o condutor não corre o risco de perder a licença para dirigir.

Já é possível consultar multas pela plataforma.

Qual o app para ter a CNH Digital?

No aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito. Verifique detalhes abaixo, no campo Passo a passo.

Como é que eu faço para baixar a carteira digital?

A Carteira de Trabalho Digital foi criada em 2019 com o objetivo de que os trabalhadores brasileiros pudessem ter todos os seus dados consigo. A ideia é substituir o documento físico pelo aplicativo já que ao utilizar o e-Social, não será necessário agendar para tirar carteira de trabalho, assinar contrato ou fazer anotações na carteira de trabalho física.

Leia também  Bolinho de chuva com banana

Continue a leitura e veja como ter acesso ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital, como instalar em seu celular, além de criar sua conta!

O que você vai ler neste artigo:

  • A carteira de trabalho digital é um aplicativo do Governo Federal, desenvolvido pela Dataprev, em 2019, que permite aos trabalhadores brasileiros emitir a CPTS no celular.

Leia mais: Conheça quais os documentos disponíveis de forma digital

Ela funciona como um documento digital, onde é possível encontrar e reunir todas as informações trabalhistas de uma pessoa, como:

  • Portanto, mesmo sem estar com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS) física, é possível ter acesso a toda a vida profissional do trabalhador através do celular.

O sistema utiliza o banco de dados do usuário no portal Gov.br para gerar as informações profissionais no telefone do trabalhador.

A Carteira de Trabalho da Previdência Social Digital foi criada para que os trabalhadores e as empresas possam ter acesso aos dados da vida trabalhista, sem depender do documento físico.

Saiba mais: Passo a passo para consultar e emitir o comprovante do PIS

Portanto, trabalhadores podem acessar seus dados pessoais e seus contratos de trabalho, enquanto as empresas acessam os dados dos trabalhadores.

Para ter acesso ao aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, você deve ter um celular com sistema operacional Android ou IOS.

Se o seu aparelho celular for Android, pode baixá-lo na Play Store. Já para sistema IOS, basta acessar a App Store.

Na loja de aplicativos do seu aparelho, você deve ir na lupa e procurar por: “Carteira de Trabalho Digital”.

O desenvolvedor do aplicativo é “Serviços e Informações do Brasil”, conforme a imagem abaixo:

Desenvolvedor do aplicativo

Após instalar o aplicativo em seu aparelho celular é hora de entrar na sua conta. Confira como realizar a ação a seguir:

Após abrir o aplicativo, aparecerá uma tela azul com o símbolo da República Federativa do Brasil e logo abaixo o nome do Ministério do Trabalho e Previdência.

Após a imagem mostrada acima, abrirá uma tela com o botão “entrar”, o qual você deverá clicar.

Uma outra tela se abrirá e você deverá colocar a senha que cadastrou nos serviços Gov.br. Em seguida, deverá clicar em “entrar”.

Para quem ainda não tem cadastro na Carteira de Trabalho Digital, aparecerá uma tela indicando que você deverá colocar seu CPF. Coloque os números no local indicado e clique em “Próxima”.

Assim como pelo site, é preciso autorizar o uso dos dados pessoais, caso seja a primeira vez que esteja acessando.

Após todos esses passos, você terá acesso aos seus dados no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Esqueceu a senha do aplicativo e agora precisa recuperá-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *