Como preparar filé de tilápia?

Como lavar o filé de tilápia?

O restaurante Xico da Kafua dá mais uma receita:

Filé de tilápia (+ – ) 200 gramas total

1 limão espremido

Sal

1/2 Litro de água gelada

200 gramas de farinha de trigo

Lavar filé em água corrente, pulverizar sal a gosto sobre o filé esfregando de modo que ele fixe entre os cortes, descansar por 1/2 hora.

Acrescentar o suco do limão em 1/2 litros de água e colocar a tilápia por 30 minutos.

Escorrer o filé, pulverizar a farinha de trigo pressionando de modo que fixe no mesmo; retirando o excesso.

Para fritar, coloque o filé em óleo bem quente, a parte com a pele para baixo, depois virando de tempo em tempo até o filé ficar dourado.

Retire o peixe e deixe escorrer por alguns minutos.

Sirva o filé de tilápia com arroz branco, salada de alface, agrião, palmito e tomate.

Xico da Kafua

Av. Itaú, 1195 – João Pinheiro

Como fazer filé de peixe na frigideira?

Quem não adora um peixe grelhado? É um jeito prático e saboroso de preparar um filé de peixe, mas muitos cozinheiros se perguntam: como grelhar o peixe na frigideira sem desmanchar?

Por isso, nós preparamos um passo a passo recheado de dicas para grelhar um filé de peixe perfeito! Com ele, você pode preparar várias receitas deliciosas, como este Filé de Tilápia ao Molho de Mostarda ou este Filé de Tilápia à Provençal!

Assista ao vídeo nas nossas redes sociais ou confira a descrição para grelhar o peixe na frigideira sem desmanchar. Vai facilitar muito o seu dia a dia!

Para receber mais dicas como esta e receitas deliciosas, cadastre-se aqui! Ah, e não se esqueça de comentar como ficou o seu peixe grelhado!

Para que serve o filé de tilápia?

A tilápia é um peixe de água doce e salgada que possui sabor neutro e, é de fácil preparo. Ele tem poucas calorias e gorduras, sendo uma fonte rica em nutrientes essenciais. Contém vitamina D e proteínas de alto valor biológico.

Muitas proteínas

O peixe tilápia é um alimento com uma boa quantidade de proteínas importantes e de alto valor biológico. Esses nutrientes ajudam nos processos cognitivos e na saúde do nosso metabolismo. Ele são absorvidos com mais facilidade do que os que vêm de outros alimentos. Por exemplo, 100 gramas de tilápia possui até 20 gramas de proteína de alto valor biológico com mais aminoácidos que deixam a dieta equilibrada.

Saúde para o coração

Consumir tilápia é uma ótima forma de conseguir elementos benéficos para o seu sistema cardiovascular. Esse peixe fornece a DHA que não pode ser produzida de forma natural no corpo, mas é muito importante e pode ser obtida dos alimentos que consumimos. A circulação do sangue melhora e ajuda a evitar a pressão alta e problemas cardíacos, além de diminuir a quantidade de colesterol ruim dentro das artérias.

Leia também  Descubra o prazo médio de análise do inss para o auxílio maternidade.

Em mulheres grávidas, também, leva ao desenvolvimento do sistema nervoso central, cérebro e olhos do feto, o que, em conjunto, sendo recomendado consumir, pelo menos, 200 mg de DHA por dia.

É ideal para quem quer manter o peso equilibrado

Devido a grande quantidade de proteínas de alto valor biológico e nutrientes essenciais, esse peixe é ótimo para cuidar do peso se alimentando da forma correta. Os nutrientes que ele apresenta ajuda na formação de massa muscular, melhorando a atividade do metabolismo e aumentando a resistência durante as atividades esportivas.

Além de tudo isso, ele prolonga a sensação de saciedade, diminuindo a ansiedade, levando a redução no consumo de alimentos calóricos.

Ajuda o sistema digestivo

O consumo de tilápia ajuda a melhorar o sistema digestivo, não só por causa de seus nutrientes essenciais, mas, também, por causa da textura da carne. Esses peixe é leve e fácil de ser processado pelo sistema digestivo e diminuindo os riscos de inflamação e prisão de ventre.

Ajuda a prevenir a anemia

A tilápia ajuda a prevenir a anemia, pois possui ótimos nutrientes, como vitaminas do complexo B3, B6, B9 e B12, magnésio, zinco. Auxiliando a manutenção de uma pele, cabelo e unhas mais saudáveis.

Receita de tilápia para a Páscoa

Ingredientes:

  • 2 batatas
  • 6 filés de tilápia
  • 1 maço de cebolinhas
  • 1 maço de salsinha
  • 2 cenouras
  • suco de 1 limão
  • sal a gosto
  • azeite

Preparo:

Corte a batata em rodelas e as cenouras em cubos e coloque para cozinhar na água com sal até ficarem macias. Ponha as batatas em uma forma, coloque um pouco de azeite e leve ao forno até que as batatas fiquem douradas.

Tempere os filés de tilápia com sal, a cebolinha e a salsinha. Coloque os filés em uma frigideira com azeite e deixe até dourar. Depois é só juntar tudo e comer.

Quantos quilos de tilápia vai para fazer um quilo de filé?

De: Silvia Midei
Para: [email protected]
Assunto: Re: Tilápia nas alturas

… Com a divulgação na sessão “Notícias & Negócios On-Line” e a citação no editorial da última edição da Revista Panorama nossa discussão rompeu fronteiras!! E comprovou a repercussão da revista!! Além das mensagens de todo canto do país, recebi até e-mails de empresas da UE. Procurei responder a todos. Os que ficaram sem resposta, provavelmente se perderam na confusão do meu outlook, mas continuo a disposição para aprofundar o tema, dentro dos meus parcos conhecimentos.

De: Roberto Barros
Para: [email protected]
Assunto: Tempo para filetar uma tilápia

Alguém da lista, saberia dizer o tempo médio para fazer 10kg de filé de tilápia? Sabendo-se que o rendimento do filé é de 3:1. Ou seja, para fazer 1kg de filé precisamos de 3kg de tilápia. Se forem tilápias com peso médio de 750gr, serão 40 tilápias. Se forem tilápias de 500gr, serão 60 tilápias. Será que existe algum vídeo, de algum trabalhador/funcionário de frigorífico “com a mão na massa” (fazendo o filé)?

De: Eduardo Coelho
Para: [email protected]
Assunto: Re: Tempo para filetar uma tilápia

Olá Roberto! Aqui na empresa temos três filetadores e um embalador, transformamos cerca de 30 quilos de tilápias (50 peixes de 600 gramas) em 10 quilos de filés, em cerca de 40/50 minutos já pronto para embalar. Espero ter contribuído.

Leia também  Como fazer pasta de alho?

De: Oscar Kellner Neto
Para: [email protected]
Assunto: Re: Tempo para filetar uma tilápia

Caro Beto, com os dados que fornece, os cálculos me pareceram corretos: três tilápias de 1kg, portanto, 3 kg de peixe, dão um quilo de filé, ok? Em nosso pequeno empreendimento familiar, para filetar cada tilápia nilótica tailandesa de 1 kg, já sem cabeça e sem a pele, gastamos 1(um) minuto, no máximo. Assim, em três minutos, conseguimos 1kg (um quilo) de filé. Para 10 kg de filés, gastamos 30 minutos. Vou tentar fazer um vídeo pra demonstrar o que afirmo, ok? Conhece o método Satoshi para filetagem? Nosso sistema se baseia nele e a filetadeira tem prática de três anos no ofício.

De: Luiz Henrique
Para: [email protected]
Assunto: Re: Tempo para filetar uma tilapia

Em média um funcionário bom gasta 45 segundos para filetar, retirar a espinha (corte V) e remover as aparas de uma unidade de tilápia (de 500 a 1.000 gramas). Se forem tilápias com peso médio de 750gr, serão 40 tilápias = 30 minutos. Se forem tilápias de 500gr, serão 60 tilápias = 45 minutos. Via de regra não se trabalha sozinho numa unidade de peixe, divide-se em linhas de produção de acordo com o fluxograma: filetagem, retirada de pele (aqui no meu caso automatizado), toalete, corte V, inspeção e embalagem. Não sei ao certo o que você pretende com esses números, mas isso pode variar demasiadamente de acordo com o funcionário, instalações e método de filetagem. Na Região Sul geralmente se utiliza o método de “cortar” o peixe do rabo (ou “cola”) até a cabeça, num corte”.

O que pode substituir o ovo para empanar peixe?

Um dos truques para empanar peixe sem ovos é misturar água, farinha de trigo e sal. Essa massa facilita a fixação da farinha de rosca ou panko e ainda deixa a casca crespinha. Tudo o que você precisa é misturar uma xícara de farinha de trigo, uma pitada de sal, lemon pepper e água.

Como faço para empanar?

Muitas vezes comemos o bife à milanesa e a casca não fica grudadinha e crocante. Mesmo que tenhamos seguido a receita fielmente a casquinha não fica do nosso agrado.

Separamos algumas dicas para empanar que irão ajudar na hora do preparo da carne, frango ou peixe. Um dos modos mais conhecidos para empanar é primeiro passar no ovo e depois na farinha, porém existem variações para fazer essa receita que irão melhorar o resultado.

A primeira dica é o ponto do óleo. Ele não deve estar muito frio, mas também nem muito quente a ponto de sair fumaça. Quando colocar um fósforo e ele acender, é o ponto certo.

Para empanar carne ou frango o processo é o mesmo, escolha as que são mais fáceis como o filé mignon e o filé de frango. Bata muito bem os ovos até eles formarem uma “espuma”. Use dois tipos de farinha, a de rosca e a de trigo.

Passe primeiro no ovo e deixe escorrer um pouco, passe em seguida na farinha de rosca cobrindo a carne toda e peneire em cima com um pouco de farinha de trigo. Isso resultará em uma casquinha crocante no empanado.

Leia também  Descubra o valor do auxílio maternidade para trabalhadores registrados.

Na hora de fritar dê preferência a afundar o bife no óleo fritando todos os lados ao mesmo tempo. Assim ele frita mais rápido e evita o contato por mais tempo com o óleo. Coloque em um prato com papel toalha e seque bem.

Para empanar o peixe, prefira a sardinha ou o filé de pescada. Existem dois jeitos de empanar o peixe. Derreta a manteiga em uma frigideira, passe o peixe na manteiga e em seguida na farinha de trigo. Outro jeito, é separar um saquinho próprio para empanados, colocar os peixes dentro junto com uma pitada de sal a farinha de trigo. Mexa bem até que o peixe esteja coberto com a farinha de trigo, retire do saco e leve direto ao óleo.

Legumes empanados são muito gostosos e dão um toque diferente ao almoço ou jantar. Para empanar legumes é necessário que eles já estejam pré-cozidos com um toque de sal na água. Em um tigela, coloque 2 xícaras de farinha de trigo, 1 clara em neve, 1 gema, 1 xícara de água. Misture tudo muito bem e empane os legumes.

Ao contrário do que muitos pensam os salgadinhos de festa não são empanados como as carnes. Em um prato, coloque 1 xícara de leite, 1 colher de maisena e 1 xícara de farinha de rosca. Misture bem, molhe os salgadinhos, frite em seguida. É importante lembrar que na hora de fritar os salgadinhos de festa devem estar imersos totalmente em óleo quente.

Como lavar o filé de tilápia?

O restaurante Xico da Kafua dá mais uma receita:

Filé de tilapio (+ – ) 200 gramas total

  • 1 limão espremido
  • Sal
  • 1/2 Litro de água gelada
  • 200 gramas de farinha de trigo

Lavar filé em água corrente, pulverizar sal a gosto sobre o filé esfregando de modo que ele fixe entre os cortes, descansar por 1/2 hora.

Acrescentar o suco do limão em 1/2 litros de água e colocar a tilápia por 30 minutos.

Escorrer o filé, pulverizar a farinha de trigo pressionando de modo que fixe no mesmo; retirando o excesso.

Para fritar, coloque o filé em óleo bem quente, a parte com a pele para baixo, depois virando de tempo em tempo ate o filé ficar dourado. Retire o peixe e deixe escorrer por alguns minutos.

Sirva o filé de tilápia com arroz branco, salada de alface, agrião, palmito e tomate.

Xico da Kafua
Av. Itaú, 1195 – João Pinheiro

Como fazer peixe empanado e congelado?

Passe a carne primeiro na farinha de trigo, apertando bem para não soltar. Em seguida passe nos ovos batidos e deixe descansar por um ou dois minutos. Após o descanso, passe novamente nos ovos batidos e, em seguida, no corn flakes, apertando bem para a cobertura ficar segura. Você pode fritar ou assar, à sua escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *