Qual é a receita do feijão preto?

O que precisa para temperar um feijão?

Loja Panelinha

O melhor é congelar o feijão neutro, temperado apenas com uma folha de louro, assim, na hora de descongelar, você pode soltar a imaginação e colocar no refogado o que quiser.

Duas conchas constumam ser suficiente para cada pessoa por refeição. Tem gente que come mais, tem gente que come menos. Porcione de acordo com os seus hábitos.

Saquinhos para congelar ou marmitas descartáveis são as escolhas mais práticas (você consegue tirar o feijão mesmo congelado). Os saquinhos podem ir deitados ao congelador: ocupam menos espaço e dá para empilhar. Anote com uma caneta permanente a quantidade e a data de validade. Atenção: se for usar potes de vidro, preencha no máximo até ¾, pois o feijão vai expandir ao congelar.

Validade – 3 meses.

Na geladeira: O ideal é tirar do congelador e passar para a geladeira no dia anterior, assim o feijão vai descongelando lentamente. Pode ser pela manhã, caso vá refogar para o jantar. Mas também dá para descongelar direto na panela.

Na panela: Prepare um belo refogado e coloque o feijão congelado na panela. Ele descongela e termina de engrossar.

Tempo de preparoServe

O que fazer para deixar o feijão gostoso?

Qual seu prato tradicional nas mesas brasileiras preferido? Sabemos que as opções são várias, mas hoje nós vamos falar sobre um que é difícil resistir. Sabe aquele feijão quentinho, cheiroso e bem temperado? Pois bem! É ele mesmo!

Quando o feijão começa a cozinhar, seu cheirinho característico pode ser sentido no quarteirão inteiro, e essa é uma das receitas preferidas de nossos clientes. O grande problema é quando as pessoas erram a mão na hora de cozinhar esse prato, isso quando não surge aquele medinho de usar a panela de pressão… se identificou? Continue a leitura e confira essas dicas que o AppGas preparou. Com essas dicas vai ficar mais fácil aprender como cozinhar o feijão perfeito com o nosso gás de cozinha. Vamos lá?

Uma das principais dicas para deixar o feijão mais gostoso e macio é fazer o processo de remolho. A ideia é colocar o feijão na água por pelo menos 12 horas, para deixar os grãos mais molinhos, além de eliminar toxinas. Uma dica é deixar o feijão na água antes de dormir e retirá-lo no dia seguinte, de manhã. Mas é preciso trocar a água pelo menos uma vez durante esse período.

E tem mais: deixar o feijão de molho ajuda o processo de cozimento a ser mais rápido, já que amolece os grãos. Mas se você esqueceu de fazer esse processo, pode investir em outra dica: deixe por 60 minutos de molho, colocando água fervente. Isso é o suficiente para ajudar o alimento a ficar mais gostoso.

Na hora de cozinhar, invista em temperos clássicos que combinam com o feijão e deixam a receita mais saborosa, como folhas de louro, cebola, alho e pimenta-do-reino. Esses não tem erro!

Durante a preparação, o ideal é colocar o feijão na panela de pressão, cobrir com água e já incluir as folhas de louro. Depois, tampe a panela, leve ao fogo médio e espere a válvula apitar, contando a partir daí dez minutos de cozimento. Em outra panela, refogue o alho e a cebola com azeite, e depois vá acrescentando o feijão cozido, com um pouco de caldo, amassando os grãos com o fundo da concha. Essa dica serve para engrossar o caldo. Deixe cozinhar em fogo baixo e vá mexendo para o feijão não grudar no fundo da panela, até atingir a consistência de sua preferência.

Outra dica extra para quem quer deixar o feijão com o caldinho mais grosso é usar o liquidificador. Usando a panela de pressão com o feijão cozido, você pode retirar pequenas porções e bater no liquidificador, devolvendo à panela onde está sendo feito o tempero. Essa dica é sucesso!

Leia também  Jogar leite materno na terra seca

O ‘tompero’, como diz o chef Jacquin, é fundamental. Na hora de temperar, vale a pena investir nas especiarias que você mais gosta, como louro, manjericão, coentro, cominho e cheiro-verde. Mais uma dica é deixar o sal apenas para o final do processo, quando o feijão já estiver sendo depurado em fogo baixo. Assim, se você errar a mão, fica mais fácil corrigir o gosto, apenas adicionando mais água.

Para deixar a receita mais nutritiva, muita gente investe em legumes e verduras misturadas com o feijão. Basta incluí-las na hora de temperar o.

Como cozinhar feijão escuro?

Deixar o feijão de molho é um dos primeiros truques para conseguir cozinhá-lo em menos tempo, além de evitar ao máximo o desconforto com a formação de gases causados pela digestão da leguminosa após a refeição.

Mas, além de dicas específicas de preparo, há macetes capazes de melhorar a apresentação do feijão, como esses para clarear a receita.

Se você prefere que as receitas de feijão fiquem sempre clarinhas e cremosas precisa aprender dois truques infalíveis para clarear qualquer tipo de grão de feijão.

Usando limão
Após escolhido, cubra o feijão com água fervente e adicione o suco de meio limão. Deixe de molho por, pelo menos, 10 minutos com a panela tampada. Depois escorra e cozinhe normalmente como costuma fazer.
Com vinagre
Também depois de escolher, adicione água fervente até cobrir todos os grãos. Agregue uma colher de sopa de vinagre de vinho ou maçã para cada meio quilo de feijão e deixe de molho por, pelo menos, 10 minutos tampado. Depois escorra e cozinhe normalmente como costuma fazer.

Como fazer feijão preto Ana Maria Braga?

Receita de feijão-preto à moda carioca para você servir com arroz, farinha ou farofa de mandioca torrada, linguiça e saladinha, por exemplo

Atenção: Requer tempo para demolhar e cozinhar na pressão.

Preparação de até R$ 40,00. Para saber se o prato é econômico, divida o valor da receita pelo número de porções.

Mais informações após a publicidade

Outras receitas após a publicidade

Quais são os ingredientes de uma feijoada?

Se preferir uma preparação light, exclua a orelha, o pé e o rabo de porco da receita e utilize o bacon, a carne-seca e a costela com o mínimo de gordura possível.

Última atualização
22 de março de 2023

Infelizmente, no momento não encontramos nenhum mercado disponível para fazer entregas em sua região, via delivery. Por favor, tente de novo mais tarde.

Você concluiu seu cadastro no portal Sabores Ajinomoto.

  • Salvar suas receitas favoritas para acessa-las de forma mais fácil
  • Criar suas listas de receitas como preferir
  • Receber o cardápio semanal no seu e-mail

Qual é o segredo de uma boa feijoada?

08/11/2015

A feijoada está sempre presente nas mesas dos brasileiros, seja naquele almoço com os amigos, com a família, em churrascos de aniversário, ou simplesmente, bateu aquela vontade. Além disso, é uma comida mundialmente famosa, pelo sabor e pela diversidade de ingredientes que possui. Mas como ocorre com vários pratos, é cheio de minúcias e segredos de preparo: é importante acertar a mão na hora de prepará-lo!

Você gosta de saborear uma boa feijoada? Separamos as 10 melhores dicas para deixá-la ainda melhor. Quer saber quais são? Confira!

Hidrate os grãos

Antes de começar a cozinhar, coloque o feijão de molho por 8 a 12 horas. Lembre-se de trocar a água, visto que quando se hidrata o feijão, a casca libera galactose, o que aumenta a flatulência.

Escolha bons temperos

Uma boa feijoada requer bons temperos. Dessa maneira, coloque na panela um pouco de alecrim, folhas de louro, aipo e tomilho, amarrados com um barbante. Quando já estiver cozinhado, retire. Assim, o sabor ficará marcante!

Selecione bem o feijão

Esta é uma dica muito importante, mas não existe um único tipo de feijão certo para a feijoada. Por exemplo, em São Paulo, eles cozinham com o feijão carioquinha, já na França, com o feijão branco. Porém, muitos admiradores de uma boa feijoada concordam que o melhor tipo é o feijão preto, visto que ele é mais consistente e absorve perfeitamente o gosto das carnes.

Leia também  Como ficar offline no whatsapp?

Dessalgue as carnes

Caso for utilizar carnes secas e outras de sua preferência, separe uma vasilha para dessalgar, pensando no preparo no dia seguinte. Use sempre água gelada e a troque com frequência.

Se estiver com pouco tempo, coloque a água fria na panela, juntamente com as carnes, levando ao fogo. Retire logo após começar a ferver, repetindo quantas vezes julgar necessário.

Cozinhe com orelha, rabo e pé

Essas peças contêm muita cartilagem, dessa forma, o sabor fica por mais tempo na boca. Pode usar sem receio na sua feijoada, porque elas não possuem muita gordura. Se acha que os convidados não gostarão de ver a orelha, o rabo e o pé em seus pratos, basta retirá-los no final do cozimento.

Utilize carnes que fazem a diferença

Não pode faltar costela, linguiça e carne seca. Há também outras alternativas, como colocar defumados e embutidos. Em nossa “casa”, utilizamos alguns dos Defumados do Rancho, como a costelinha, lombinho, linguiça portuguesa, orelha, pezinho e rabinho. Que tal utilizar os Defumados do Rancho em sua casa? Oferecemos o KIT Feijoada do Rancho, disponível em nosso restaurante, e pontos de venda? Venha conhecer nosso website!

Engrosse o caldo

Quando acabar de cozinhar, a panela deve estar semiaberta, para assim ser colocada no fogo por mais 20 minutos. Dessa forma, você conseguirá engrossar o caldo e isso fará toda a diferença no seu prato.

Coloque acompanhamentos

Em uma feijoada, não pode faltar a couve e o arroz branco, além de um pouco do molho da feijoada apimentado. Para isso, reserve em um pouco do molho da feijoada pronta, antes de levar à mesa.

Qual o melhor feijão para fazer feijoada?

O feijão é um dos alimentos que mais aparecem no prato do brasileiro, especialmente na boa e velha combinação com o arroz. Não à toa, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, a produção da leguminosa na safra de 2018/2019 no país atingiu três toneladas.

São vários os tipos de feijão, e eles vão muito além dos famosos carioca e preto, por exemplo. Além disso, eles contam com características diferentes entre si, e, de forma geral, ainda carregam importantes nutrientes para o bom funcionamento do organismo, como carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais, como cálcio e ferro. Que tal conhecer alguns deles?

O feijão branco é o ingrediente principal do cassoulet, um clássico prato da França conhecido como “feijoada francesa”. No entanto, aqui no Brasil não é um dos tipos de feijão mais consumidos.

Pelo fato de não formar uma grande quantidade de caldo, embora o que seja gerado se mostre cremoso, o alimento é comumente utilizado na receita de dobradinha e também em saladas e ensopados. Além disso, ele ainda pode ser empregado na combinação com arroz, carnes e pratos vegetarianos.

O feijão branco tem grãos grandes de formato longo, casca fina, cor branca e sabor com traços amanteigados.

O feijão carioca, também conhecido como carioquinha, é um dos tipos de feijão mais utilizados na culinária, além de ser o principal do Brasil.

Por isso, ele aparece com frequência no cardápio do dia a dia, podendo ser o ingrediente principal de caldos e sopas, na combinação com o tradicional arroz, e ainda para acompanhar proteínas, como carnes vermelhas, frangos e peixes.

Vale saber que seu nome, que remete ao Rio de Janeiro (onde, na verdade, o preto é o tipo mais consumido), foi inspirado na semelhança que o grão tem com o visual do icônico calçadão de Copacabana.

O feijão carioca apresenta tamanho médio, formato arredondado, casca fina, cor bege com listras marrons, e sabor agradável.

O feijão de corda muitas vezes é também chamado de feijão fradinho. No entanto, mesmo com características bastante semelhantes, especialmente porque o primeiro faz parte da família do segundo, eles são diferentes, como por exemplo na cor. Ou seja, o de corda nada mais é do que uma variedade do fradinho.

Tendo seu nome inspirado na dificuldade de desenvolvimento no Cerrado, onde é plantado no fim do período de chuvas, ele é conhecido como feijão-caupi, feijão-miúdo, feijão-macassar, entre outros.

Leia também  Alimentos Que Ajudam A Produzir Leite Materno

Seu consumo é mais popular nas regiões norte e nordeste do país, além de Minas Gerais. Por isso, é comum utilizar o alimento em opções da culinária típica, como ao ser servido como aperitivo, uma vez que não produz muito caldo, e também com arroz e carnes variadas.

Com grãos pequenos, o feijão de corda tem formato arredondado, casca fina, cor marrom, e hilo (“mancha”) preto e branco.

O feijão fradinho não é o mesmo tipo que o de corda, embora seja comum a confusão entre esses tipos. Além disso, também é importante saber que ele leva o nome de feijão verde quando não está maduro.

O que é bom para acompanhar feijoada?

Você sabe quais são os acompanhamentos para feijoada mais tradicionais? Apesar desse ícone da gastronomia brasileira ter interpretações diferentes pelos quatro cantos do país, muita gente concorda que não há como fazer feijoada completa sem ter uma mesa farta e uma variedade de pratos para compor o banquete. Por isso, alguns acompanhamentos de feijoada – entre guarnições, quitutes e vegetais – são indispensáveis para garantir a fartura e a diversidade de sabores.

Do arroz, que forma uma dupla de sucesso com o feijão preto, à farofa, que acrescenta um toque de crocância ao prato, descubra na lista abaixo o que combina com os ingredientes de feijoada. Tem desde aquele acompanhamento para feijoada que não pode ficar de fora do cardápio até ideias que deixarão o seu cozido de feijão com carnes ainda mais irresistível. Dê uma olhada:

Quando se fala em arroz para feijoada, o arroz branco – simples e soltinho – é a opção mais tradicional. E a preferência por esse tipo de arroz não é apenas por conveniência: além de ser prático de fazer, a sua base neutra combina perfeitamente bem com os sabores mais intensos das carnes temperadas e do caldo à base de feijão preto. Veja como não errar o preparo do arroz branco soltinho:

  1. Na hora de preparar a feijoada completa, você pode manter a simplicidade do arroz branco ou dar um toque diferente à sua receita de arroz adicionando bacon, ervas, vegetais ou qualquer outro ingrediente que você achar que combina. Para um prato mais elaborado, experimente a nossa sugestão de arroz colorido com Mortadela Defumada para acompanhar a feijoada. Fica uma delícia!

Para muitas pessoas, não há como fazer uma feijoada completa sem pensar em uma receita de farofa para complementar a refeição. Até uma farofa simples, feita apenas com farinha de mandioca torrada, sal e cebola refogada, é um acompanhamento para feijoada perfeito. Mas, se você é do time que gosta de uma farofa mais incrementada, dá para fazer a farofa com miúdos de frango é outra ideia interessante que vai muito bem com o prato de feijoada. A farofa de bacon tradicional é outra ideia interessante que vai muito bem com o prato de feijoada. Uma das grandes vantagens dessa guarnição é que ela é muito fácil de fazer. Veja o passo a passo:

Outra opção deliciosa para acompanhar feijoada é a farofa de banana com bacon. Essa variação da farofa de bacon traz uma combinação de ingredientes que resulta em uma explosão de sabores. A praticidade no modo de preparo também é uma das características dessa opção. Confira como fazer:

Outro ingrediente de feijoada indispensável é a couve refogada. Para preparar esse tipo de acompanhamento, a melhor maneira é cortar o vegetal em tiras bem fininhas e refogá-lo com alho e um pouco de azeite. Aqui o truque é retirar a couve refogada da frigideira assim que começar a murchar. Se ela passar do ponto, pode ficar amarga e comprometer todo o sabor da sua receita de feijoada. Por isso, é importante ficar de olho no tempo de cozimento (aproximad”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *