Como preparar quiabo refogado?

O que fazer para tirar baba do quiabo?

Rico em fibras, o quiabo faz parte da família dos vegetais e é um alimento farto em nutrientes que possui poucas calorias. Ele é extremamente saboroso, mas tem uma característica que pode incomodar alguns, sua baba! Se você não é fã desse líquido, aprenda como tirar a baba do quiabo com algumas técnicas para aproveitá-lo da melhor maneira. Com poucos minutos você tem um quiabo sequinho e saboroso. Superversátil, ele pode ser consumido grelhado, frito, refogado, seco ou ao molho. É um poderoso acompanhamento para frangos, carnes e saladas.

Confira outros procedimentos que vão te ajudar a extrair a baba do quiabo com ingredientes simples que marcam presença facilmente na sua geladeira e ainda contribuem com o sabor. Para iniciar a extração da baba, é primordial lavar bem os quiabos com água e bucha e secá-los para eliminar as sujeiras. Nesse vídeo o quiabo é cortado em pedaços, frito com óleo e temperado com sal. Para extrair a baba, basta espremer um limão enquanto o vegetal é cozido que seu líquido irá grudar no fundo da panela. Superprático! Para os fãs de quiabo refogado, essa é uma ótima receita para por em prática. Com muito sabor e sem nenhuma baba, ele é preparado com cebola, tomate sem pele, limão e é temperado com sal, alho, cheiro-verde e pimenta-do-reino. Além de contribuírem com sabores incríveis, o tomate juntamente com o limão são os responsáveis por secar a baba do quiabo.

A baba do quiabo pode ser retirada facilmente com vinagre. Para isso, os quiabos devem estar cortados e imersos na água com a adição do vinagre em uma panela que ferverá durante 30 minutos. Depois, basta escorrer o quiabo e preparar do seu jeitinho. O vídeo ainda conta com uma dica valiosa para verificar se o vegetal está fresco ou não.

Se você precisa remover a baba do quiabo rapidamente sem adicionar nada que altere seu sabor, uma ótima recomendação é utilizar o micro-ondas. Após higienizar e secar bem, você deve cortar o talo e a ponta e picar o resto. Distribua espaçosamente em um prato, tempere e leve ao micro-ondas por dois minutos.

Com essa seleção ficou fácil deixar o quiabo sem baba e prontinho para o preparo. E para utilizá-lo em receitas saborosas, confira receitas de quiabo frito ou, se preferir, receitas de quiabo refogado.

Leia também  Quem é responsável por pagar a licença maternidade: o empregador ou o inss?

Quantos minutos o quiabo fica pronto?

O quiabo é um alimento muito comum na culinária típica de Minas Gerais. Grelhado, assado, cozido ou frito, ele fica bom de muitos jeitos, basta saber preparar corretamente. A chef de cozinha mineira Paula Parames explicou como escolher o quiabo no mercado, quais as maneiras de deixá-lo sequinho e crocante, e ainda passou a receita de quiabo com linguiça, um dos seus pratos mineiros preferidos.

Essa reportagem faz parte da série ‘Em casa’, do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.

Quiabo é um alimento muito versátil na cozinha

Ele precisa estar firme, verdinho e sem manchas. E, não muito alongado e amarelado, porque a probabilidade de estar muito fibroso é bem provável, segundo a chef. “Eu tenho um jeito particular de escolher, desde quando morava em Minas, que é quebrar a pontinha do quiabo para ver se ele está fibroso. Se a gente leva o quiabo fibroso, não dá nem para consumi-lo”, explica.

Segundo a chef, isso depende do gosto de cada um. Muitas pessoas não gostam do quiabo justamente por conta da baba. Outros já preferem comer com baba, por questões de saúde. “Ele tem vitaminas, ferro, fósforo, cobre. Ele é bem bacana nesse sentido, também. Basta saber fazê-lo. Muita gente erra na hora do preparo”, comenta a chef.

“Se eu quero sem baba, um erro frequente que as pessoas cometem é lavar o quiabo depois de picado. Quando eu compro, levo para casa e higienizo o quiabo. O processo é secar o quiabo antes de cortar. Se você lavar depois de cortado, a probabilidade de ter a baba é grande”, explica.

“Você pode acrescentar azeite, alho frito, se você gosta, cheiro verde, pimenta do reino, que fica muito gostoso também”, recomenda.

Higienize e seque bem os quiabos, individualmente, antes de qualquer preparo.

  • Cru: Corte em tiras bem fininhas e adicione em uma salada.
  • Assado: Picado, leve ao forno com azeite, pimenta e sal.
  • Grelhado: Corte o quiabo ao meio e leve na frigideira ou na churrasqueira. Tempere com azeite, pimenta do reino e sal.
  • Cozido: Deixe em torno de 3 a 5 minutos cozinhando. Ele vai ficar crocante e não terá a baba, que é a preocupação das pessoas.
  • Frito: Corte o quiabo e coloque em óleo bem quente. Se quiser crocante, deixe por 15 segundos. “Eu uso mais o ‘choque’ dos 15 segundos, se eu for misturar com uma proteína. Se for para ficar mais murcho e seco, eu deixo em torno de 30 segundos fritando. Daí, você tira e ele está super seco”, comenta.
Leia também  Corte americano com listra

A chef sugere o quiabo com linguiça.

Pode comer quiabo refogado?

O quiabo refogado é um acompanhamento versátil e pode ser servido com arroz, feijão, carnes ou como parte de um prato principal.

Quais são os benefícios de comer quiabo?

Você provavelmente ama quiabo, mas ainda não sabe disso. A maioria das pessoas que diz não gostar do legume se divide em duas categorias, segundo Sheri Castle, autora do livro “The News Southern Garden Cookbook” (O novo livro de receitas do jardim do sul, em tradução livre). “Aqueles que não provaram, mas já ouviram histórias assustadoras sobre o vegetal; e aqueles que tentaram cozinhá-lo, mas não tiveram boas experiências”, afirma.

Por favor, não cancele o quiabo. Esse alimento de formato divertido e às vezes frustrante – que é chamado de legume, mas na verdade é um fruto – merece uma segunda chance.

Originário dá África, o legume viajou pelas históricas rotas comerciais do sul da Ásia e do Oriente médio antes de chegar às Américas, trazido pelos escravos. Por esse motivo, é utilizado na culinária de vários países, como Estados Unidos, Japão e Brasil.

Seu sabor é suave e levemente adocicado, e sua textura é parecida com a do aspargo e da vagem. Castle diz que, assim como esses dois vegetais, o quiabo pode se adaptar a diferentes gostos. A especialista listou cinco motivos para dar uma chance ele:

  1. Uma xícara de quiabo (por volta de 8 unidades) tem cerca de 3 gramas de fibras, mais do que o encontrado na mesma quantidade de couve-flor ou de arroz integral. Também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e folato, além de ter pouco carboidrato.
  2. O quiabo também é um remédio popular utilizado para o controle da diabetes. Estudos mostraram que, de fato, o vegetal tem efeitos positivos na diminuição dos níveis de açúcar no sangue e na inibição da produção de colesterol.
  3. Se a textura viscosa (popularmente chamada de “baba”) foi a responsável por afastá-lo do quiabo, seus problemas acabaram: basta cozinhá-lo inteiro para se livrar dela. O nome científico da “baba do quiabo” é mucilagem. Trata-se de um líquido proteico liberado quando o legume é cortado. Castle recomenda preparar o quiabo inteiro assado no forno, grelhado na frigideira ou na fritadeira elétrica. Lave e seque-o com um papel-toalha e adicione um pouco de azeite, sal e pimenta antes de prepará-lo. Depois de pronto, você pode ainda mergulhá-lo em algum molho de sua preferência.
  4. Comer o quiabo inteiro é a maneira mais fácil de se livrar da “baba”, mas sabendo cortar o legume da forma certa, também é possível ficar longe dela. A primeira providência é se certificar de que o ele esteja bem seco (enxugue-o com papel toalha) antes de fatiá-lo – a umidade é o principal causador da viscosidade. Outra dica é cozinhar primeiro o quiabo em receitas que levam o legume e outros ingredientes. “Deixe-os cozinhar por cerca de 3 minutos, e depois adicione o resto”, explica Castle. Ela também indica pré-cozinhar o quiabo e congelá-lo para posteriormente acrescentá-lo em outras receitas sem temer a “baba”.
  5. O quiabo é o ingrediente ideal para fazer picles. Também funciona como um petisco saudável na forma de chips crocantes (basta levá-los ao forno), que podem ainda incrementar a salada.
Leia também  Como fazer chantilly caseiro?

Uma receita mais excêntrica é us”.

Pode comer quiabo refogado?

O quiabo refogado é um acompanhamento versátil e pode ser servido com arroz, feijão, carnes ou como parte de um prato principal.

Quanto tempo ferver o quiabo?

Esquente uma panela com um pouco de óleo e coloque alho picado, deixe dourar e coloque os quiabos, mexa bem e abaixe o fogo, sempre mexendo sem tampar a panela por uns 15 minutos. O fundo da panela vai ficar cada vez mais preto mais não pega gosto de queimado. Acrescente 2 colheres (de sopa) de água e mexa bem.

O que fazer para tirar baba do quiabo?

COMO TIRAR A BABA DO QUIABO
1
Deixe o quiabo de molho no suco de limão. A nossa primeira dica é muito simples: corte as pontas do quiabo e deixe-o de molho no suco de 1 limão por cerca de 30 minutos. …
2
Suco de limão + vinagre também é uma ótima solução. …
3
Tire a baba com um pouco de óleo.

Como fazer quiabo para o bebê?

Como oferecer quiabo para o bebê Retire as pontinhas mais duras do quiabo. Pode oferecer inteiro ou cortado ao meio no sentido do comprimento, com as sementes (elas saem inteiras no cocô). Caso não queira iniciar com alimentos em pedaços, você pode ofertar o quiabo bem cozido e amassado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *