Como fazer muda de rosa do deserto?

O que fazer com os galhos cortados?

Considerada como a “Cidade das Árvores”, as espécies estão presentes em diversas casas de Campo Grande. Embora embeleze a cidade e faça bem para o meio ambiente, as árvores também precisam de poda regular, principalmente para evitar dano à fiação elétrica e perigo à população. Mas o que fazer com os resíduos após a poda feita corretamente?

De acordo com a legislação federal, é responsabilidade de cada município realizar a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos. Serviço que pode ser feito pela própria prefeitura ou terceirizado para uma empresa privada.

Em Campo Grande, a concessionária responsável pelo manejo é a Solurb. No entanto, ela não realiza serviço domiciliar de coleta de resíduos de pequenos volumes.

A população deve descartar esses sedimentos nos cinco Ecopontos distribuídos pela cidade, que são preparados para receber entulhos, galhos e poda de árvores, além de resíduos recicláveis e eletroeletrônicos. O limite é que cada usuário descarte até 1 m³ por dia.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h. O descarte é gratuito, e cada container é sinalizado para cada tipo de resíduo em específico.

É necessário ficar atento aos sinais que as árvores dão quando precisam ser podadas. Os mais comuns são os galhos secos; risco iminente à fiação elétrica; risco à residência onde a árvore está; infestação de insetos, como os cupins; fins estéticos; e até para o aumento da produtividade, em caso de árvores frutíferas.

No entanto, a presença de um profissional habilitado para o serviço é imprescindível, e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis.

O coordenador de construção e manutenção da Energisa, João Ricardo Nascimento explica que a poda das árvores que estão comprometidas por causar riscos à população, ou por danificar muros e calçadas, é responsabilidade de cada município. Contudo, a concessionária atua com a poda onde a vegetação está em contato com a energia elétrica, situação que pode ocasionar acidentes com choques, rompimentos de cabos e até curto circuito, gerando interferência no fornecimento de energia.

A poda é realizada de maneira que apenas os galhos que estão em contato com a energia elétrica sejam retirados, sem que haja prejuízo na estrutura da espécie. Nesses casos, os resíduos são recolhidos posteriormente e descartados em uma empresa.

Como fazer mudas de plantas a partir de galhos?

Você sabe o que é a estaquia? A estaquia é um dos métodos de propagação de plantas mais utilizados. Muitas plantas inclusive só podem ser multiplicadas economicamente através deste método. Ou porque produzem sementes pouco férteis ou porque raramente produzem sementes.

O processo de estaquia pode ocorrer de três formas diferentes: pelos caules, ramos ou pelas folhas!

A estaquia gera uma cópia da planta-mãe, com o mesmo DNA. Logo, produzirá os mesmos frutos e flores. Portanto, é mais indicado escolher uma planta-mãe bem desenvolvida e bonita.

Independente do tipo de processo da estaquia, existem dois conselhos de como melhorar o processo.

Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias.

Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes. Sendo assim, este fator torna-se muito importante. É fácil perceber quando irá começar o enraizamento no processo de estaquia por galhos: Quando começar a aparecer novas folhas.

Enquanto na estaquia por galhos, você precisa cortar uma parte do galho, a estaquia por ramos é bem mais prática: Você só precisa plantar a ponta dos galhos com folhas, mas sem flores.

Bem frequente nas suculentas, nos cactos e nas violetas também. Algumas plantas criam raízes até com partes cortadas das folhas,outras precisam estar com o talo, como as violetas. As estaquias são formas diferentes (e mais rápidas) de se conseguir mudas.

E aí, gostou da dica? Pronto para realizar mudas através do método de estaquia? Deixe seu comentário!

Fonte – Plante Uma Semente

Quanto tempo demora para enraizar o galho da rosa do deserto?

em um vaso que seja uma uma planta de sol Então as Estacas gente elas precisam do sol para enrraizar para poder continuar a brotar né e viver nasceu uma nova planta. então aquilo já tá mais ou menos no tempo de quatro. a cinco minutos cinco de quatro a cinco meses tá bom gente então.

Para que serve a canela em pó na rosa do deserto?

Após um ano de estudo, o biólogo Dorival Bertochi, de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, confirmou que a canela em pó pode ser utilizada como cicatrizante na flor rosa do deserto. O estudo virou tese de trabalho de conclusão de curso.

Leia também  Como criar um envelope de carta?

A rosa do deserto é originária da África do Sul e pode chegar a medir quatro metros de altura e um de largura, quando cultivada em ambiente natural. Ela consegue se adaptar em países tropicais como o Brasil.

A planta tem conquistado quem é apaixonado por flores. Dorival se encantou pelas características exóticas dela e passou a estudar a melhor forma de cultivá-la. A pesquisa foi usada como o último teste dele para concluir o curso de biologia.

“Ao pesquisar, percebi que o caule dela é o que mais chama a atenção, além das flores. Daí em diante, passei a procurar técnicas para cultivar a rosa do deserto. Descobri a canela em pó e pesquisei um pouco mais. Como estava no período de fazer o TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], veio a ideia de fazer sobre a canela em pó”, contou.

Durante um ano de estudo, foram selecionadas 20 plantas com aproximadamente 25 centímetros de comprimento. Dez foram tratadas com canela em pó e as outras 10 sem o produto. O trabalho era para saber se realmente a canela ajudava as rosas no processo de cicatrização. Os resultados foram significativos.

“Quando fiz esse processo, deixei secando por cinco dias. Depois, replantei. Após replantar, esperei cerca de três meses para ver o resultado. Todo o trabalho levou cerca de um ano. A canela em pó é cicatrizante, pois tem ação antifúngica e microbiana. Então se a planta tem um ferimento, podridão, ou até para fazer a poda, pode-se usar a canela. Estancando o ferimento”, explicou o biólogo.

José Carlos Montefusco já sabia disso. Ele é eletricista, mas nas horas vagas trabalha cultivando plantas. Uma delas é a rosa do deserto. Há mais de 20 anos, usa a canela em pó para cicatrizar os ramos e fazer novas mudas. Ele conta que aprendeu essa técnica no Paraná em um clube de bonsaistas.

“Quando se reaproveita os galhos, faz um acabamento com a canela, espera quatro a cinco dias, depois replanta e aproveita o galho e se usar a canela em pó em um pulverizador. Elas vão gostar muito, pois as flores vão sair bonitas”, afirmou José Carlos.

Como plantar uma muda de rosa no vaso?

Você gosta de passar algum tempo entre as flores? Então, o que acha de aprender como plantar rosas no vaso? Essa é a solução perfeita para sempre estar em contato com a natureza e ainda colocar em prática o seu dom com as plantas, principalmente se você não tem espaço para montar um cantinho verde ou um jardim.

Além disso, você aproveita toda a beleza e a fragrância encantadora que as rosas oferecem. Afinal, essas flores exalam perfumes gostosos. Outra vantagem é que a variedade de espécies dá liberdade para escolher a cor que você quiser para decorar a sua casa.

O melhor de tudo é que o cultivo de rosa não precisa de muito! Isso vale desde o espaço necessário para ela crescer de maneira saudável até a facilidade de cuidar no dia a dia.

Quer aprender como plantar rosas no vaso? Continue lendo o conteúdo abaixo e veja o passo a passo que criamos especialmente para ajudar nessa tarefa.

Mesmo que plantar rosas seja mais fácil que outras espécies de flores, é preciso ter cuidado na hora de começar o cultivo, incluindo a escolha do vaso ideal para a muda.

As raízes das rosas são grandes, então o vaso precisa ter o tamanho ideal para acomodá-las sem sufoco. O mais indicado é aquele com 30 ou 60 L. Além disso, lembre-se de verificar se o vaso tem orifícios para drenagem. Caso não tenha, faça alguns furinhos, essenciais para a água sair, evitando o apodrecimento das raízes.

Para as rosas receberem os nutrientes ideais para um desenvolvimento saudável, é importante escolher o composto adequado. Em geral, esse tipo de flor adora solo rico e bem drenado.

Por isso, uma dica sobre como plantar rosa é optar por um composto orgânico ou estrume. Na hora de colocar no vaso, lembre-se das seguintes proporções: dois terços de mistura de substrato universal para vasos e um terço de composto ou estrume.

Outra opção interessante é comprar um substrato para rosas, já que é mais rápido e simples. Em lojas especializadas, você encontra vários tipos à venda.

Se você está aprendendo como plantar rosas no vaso, saiba que existem flores que não aguentam o plantio em vasos. Em outras palavras, as rosas trepadeiras e as que crescem mais de 1,5 m de altura ficam apertadas.

Assim, ao estudar sobre como cuidar de rosa, escolha espécies arbustivas ou em miniatura. Temos alguns nomes para você: yellow submarine e coral cove, duas belezas que você vai adorar ter em casa.

Depois que já tiver separado todos os itens, é hora de “pôr a mão na terra” e começar o cultivo das suas rosas. Para isso, plante as mudas com a mesma profundidade que ela estaria no solo.

Em outras palavras, se o vaso tiver 30 L, certifique-se que o substrato esteja 5 cm abaixo da borda do vaso, dando espaço suficiente para as raízes se ajeitarem.

Leia também  Como determinar o gênero de um gato?

O que acha de colocar alguns suportes para garantir que a umidade seja drenada? Assim, você evita que as raízes fiquem com excesso de água quando há “pratinho” debaixo do vaso. Há várias opções interessantes e elegantes, deixando a casa com uma decoração única.

Como preparar a terra para plantar mudas de rosas do deserto?

A rosa do deserto é uma flor que vem fazendo muito sucesso devido a sua beleza única e muita gente sonha em tê-la em seu quintal. E se você é uma dessas pessoas que adoram as rosas do deserto, neste artigo você vai aprender como cuidar de uma rosa do deserto com as melhores ferramentas de jardinagem e também entender um pouco mais sobre o que é uma rosa do deserto.

As flores da Rosa do Deserto são lindas e coloridas.

Fonte: Wattpad

Compre produtos desta foto:

Você sabe o que é uma rosa do deserto? Não? Sim? Pois bem, a rosa do deserto é uma flor originária da África do Sul e faz parte da família Apocynaceae, podendo chegar a medir até 4 metros de altura e um metro e meio de largura quando cultivada em seu ambiente natural.

Esse tipo de flor adapta-se facilmente a países tropicais, afinal, elas são plantas originárias de áreas muito quentes. E no seu formato o caule é mais grosso na base porque a flor originária de áreas desérticas precisa de estrutura para suportar bastante vento e reservar água. Esse formato faz com que a rosa do deserto lembre uma pequena árvore com raízes visíveis, fica linda no jardim vertical também.

A planta rosa-do-deserto quando cultivada pode simbolizar gentileza, amor, clareza mental, atenção, tolerância e sucesso nos negócios.

Quando plantada em vasos a rosa do deserto fica parecida com uma pequena árvore devido as suas grandes raízes.

Fonte: Império das Plantas

Compre produtos desta foto:

Mas, afinal, quais os tipos de rosa do deserto? As flores da rosa do deserto (até mesmo flores artificiais) podem ser encontradas em diversas cores desde tons de branco, rosa, lilás, vermelho e vinho, até a exótica rosa do deserto preta.

A rosa do deserto pode sobreviver por quase duas décadas.

A rosa do deserto preta é linda e super exótica.

Fonte: Construindo Decor

Compre produtos desta foto:

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é difícil aprender como fazer muda de rosa do deserto em casa. Seguindo o passo a passo compartilhado você terá mudas de rosa do deserto fortes e saudáveis.

Evite colocar muita água na rosa do deserto para que suas raízes não apodreçam.

Fonte: BeeCost

Você tem sementes de rosa do deserto, mas não sabe exatamente como cuidar de uma rosa do deserto? Então, veja as nossas dicas a seguir de como cuidar de uma rosa do deserto para deixar o seu jardim ainda mais bonito com as suas sementes de rosa do deserto.

A rosa do deserto precisa de bastante água para se desenvolver bem, porém, é importante que o solo não fique muito encharcado. Por isso, ao plantar as suas sementes de rosa do deserto opte por vasos que façam uma boa drenagem da água.

As rosas do deserto são plantas que precisam de bastante água para se desenvolver.

Fonte: Amigos de Leilanina

Compre produtos desta foto:

Antes de colocar as sementes de rosa do deserto nos vasos de plantas, forre o fundo com pedras e com TNT para que as raízes não saiam do vaso. Como a rosa do deserto é uma planta de clima semiárido e está acostumada com bastante c.

Como plantar um pé de rosa do deserto?

Bastante água, ambiente com baixa umidade e muita luz do sol é o que você precisa para cuidar da rosa do deserto. Assim como substrato e vasos e cachepots adequados para o desenvolvimento da planta.

Sem dúvidas, o vaso ideal para a rosa do deserto é o com borda baixa.

A rosa do deserto é originária do Saara, o que explica a importância de cultivá-la em ambientes semiáridos e não exagerar nas regas. Com muitas variações de cor, como a rosa do deserto preta, essa flor traz muita beleza ao lar e aproxima a decoração da vegetação.

Para te ajudar a conhecer melhor a rosa do deserto, a Westwing compilou algumas dicas para te ensinar como cuidar da rosa do deserto em sua casa. Com os cuidados corretos, sua planta estará saudável e florida. De modo geral, os cuidados com a rosa do deserto são fáceis de aprender.

Apesar de ser muito resistente, a planta rosa do deserto precisa de alguns cuidados para se manter saudável. Tenha em mente que essa planta vem de ambientes quentes e pouco úmidos. Confira algumas dicas de rosa do deserto como cuidar:

  • Existem vários tipos de rosas do deserto, ou seja, infinitas variações para você escolher qual mais combina com a sua decoração.
  • Agora que você já sabe quais são elementos essenciais para cultivar a rosa do deserto, que tal aprender a como plantá-la? Assim, você consegue criar uma decoração maravilhosa com uma planta ornamental linda!
  • Devido à intervenção humana, hoje, é possível encontrar rosas dobradas e até mesmo quádruplas. Sem contar que as flores artificiais também contam com uma variedade de tonalidades.
  • A Rosa do Deserto Preta, sem dúvidas, é uma das mais desejadas para decoração, tendo em vista sua tonalidade atípica e elegante. Muitas pessoas buscam por uma rosa do deserto azul, entretanto, esse modelo só existe na versão artificial.
  • Sem contar que muitas tonalidades acabam se mesclando, de modo que uma flor pode contar com mais de uma cor.
  • Para fazer mudas de rosa do deserto branca, você precisa ter uma planta saudável e seguir esses passos:
Leia também  Frango com creme de milho

Antes de tudo, escolha um vaso para plantar com boa drenagem e com as bordas baixas, porque só assim a semente de rosa do deserto irá se desenvolver adequadamente. Para isso é importante preparar um bom substrato para rosa do deserto.

Depois de 10 dias plantadas, as sementes começaram a germinar. Quando tiver cinco ou mais folhas, você pode transferir para vasos individuais. Para que você tenha um caule grosso, utilize as técnicas bonsai sempre.

O replantio deve ser feito a 2 anos, e o caule deve ser colocado um pouco mais para cima, mantendo assim as raízes da parte superior aparentes. O replantio, poda de raízes e brotos superiores, ajudam a evitar os fungos.

A poda da rosa do deserto pode ser feita uma vez por ano. A época mais indicada é setembro a março, pois é o período mais ativo da .

Qual o tipo de areia para colocar na rosa do deserto?

Há pouco tempo, uma plantinha que vive em clima desértico, de caule gordinho, muito florida e resistente, da família das suculentas, foi introduzida no Brasil. Já sabe de quem estamos falando? Então, vem aprender a fazer o melhor substrato para rosa-do-deserto.

Antes de saber qual é o melhor substrato para rosa-do-deserto, que tal conhecer mais sobre essa linda planta. Descobrir as origens e as características ajuda a entender como mantê-la saudável.

Como o nome sugere, a rosa-do-deserto é originária de regiões desérticas, mais especificamente do Sul do deserto do Saara, na África. Com essa origem, é de esperar que ela não goste muito de água em abundância, mas de um ventinho e luz solar, não é mesmo?

Sendo assim, é possível entender que a terra para rosa-do-deserto deve ter uma excelente drenagem. Caso contrário, as raízes e o caule podem apodrecer, causando a morte da planta. Além disso, escolha um local onde ela receba bastante sol por seis horas ao dia.

Ela entra em uma espécie de dormência quando está muito frio. Temperaturas abaixo de 10ºC a fazem diminuir o metabolismo. No inverno, jamais regue as folhas. Você também não precisa adubá-la nessa época do ano, mas antes, para ela continuar forte e voltar a florescer na primavera.

Nessa época de frio, também é comum que as folhas fiquem amareladas e caiam, assim como as flores. É possível que você perceba o caule mais fino, e isso ocorre devido à desidratação, pois ela absorve menos água.

A seiva é usada em pontas de flechas pelos nativos da região para abater animais grandes. O veneno é semelhante aos digitálicos da planta Digitalis sp, tóxico para o coração. Por isso, muito cuidado ao manusear a rosa-do-deserto!

Além de ter flores belíssimas, essa planta tem um fruto em forma de vagem. Nele, há sementes que podem ser usadas para fazer mudas e plantar rosa-do-deserto.

Finalmente vamos falar sobre o melhor substrato para rosa-do-deserto. Se você já é um jardineiro experiente, sabe que o substrato de qualquer planta precisa ser o mais próximo possível da terra onde ela é encontrada naturalmente.

Sendo assim, o melhor substrato para rosa-do-deserto deve ser arenoso, com pouca matéria orgânica, já que, no deserto, esse recurso é escasso para a planta. Abaixo, vamos ensinar dois tipos de substrato para a rosa-do-deserto:

Já ouviu falar que o carvão “segura” partículas onde quer que ele esteja? Por isso, ele é muito utilizado nos mais diversos tipos de intoxicações, principalmente em cães e gatos domésticos. A capacidade adsortiva é incrível. Devido a essa característica, ele é superimportante no substrato da rosa-do-deserto.

Com as regas, os nutrientes da terra vão embora com a água. A função do carvão é manter os macro e os micronutrientes no substrato para a planta não ficar desnutrida. Isso não quer dizer que não é preciso adubar a rosa-do-deserto. Ela precisa disso a cada 40 dias.

Além dessa superabsorção de nutrientes, o carvão é mais duradouro que as cascas de árvores, por exemplo, que também podem ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *