Com quantas semanas o bebê pode nascer?

É perigoso o bebê nascer com 36 semanas?

Por isso, uma classificação foi criada: Limítrofe (prematuro tardio): Entre 34 e 36 semanas e seis dias. O bebê que nasce nesse período, apesar de imaturo, já tem quase todas suas funções vitais preparadas, mas ainda pode apresentar alguma dificuldade na respiração, distúrbios metabólicos e outros mais leves.

Como saber se o bebê vai nascer antes do tempo?

Você provavelmente já ouviu falar que, à medida que a data do nascimento se aproxima, seu útero se contrai ocasionalmente enquanto cresce, estica e “treina” para dar à luz. Essas contrações de treino são chamadas de contrações de Braxton-Hicks e são perfeitamente normais.

No entanto, cerca de 10 por cento das mulheres grávidas passam por contrações de trabalho de parto prematuro. Ao contrário de Braxton-Hicks, as contrações de um parto prematuro são coisa séria. Elas indicam que o seu trabalho de parto está começando antes de o bebê estar pronto para nascer.

Como você pode saber se está tendo contrações Braxton-Hicks ou um trabalho de parto prematuro? As diferenças estão principalmente na frequência, intensidade e duração. Aqui está ao que ficar atenta:

Contrações de Braxton-Hicks:

  • Você começará a notar as contrações de Braxton-Hicks em seu terceiro trimestre. Elas podem parecer um aperto geral do seu útero, quase como se estivesse se fechando, ou podem parecer como se o bebê estivesse dando uma cambalhota.
  • As contrações geralmente não são dolorosas e quase sempre param depois de uma hora ou mais.
  • Embora todas as mulheres tenham Braxton-Hicks, nem todas as sentem, particularmente com seu primeiro bebê. Portanto, não se assuste se você nunca as sentiu.

Contrações de trabalho de parto prematuro:

  • As contrações do trabalho de parto prematuro podem ocorrer no segundo e terceiro trimestres, normalmente entre a 20ª e a 37ª semana da gravidez.
  • Elas não param e podem se tornar mais frequentes, regulares e desconfortáveis ao longo do tempo.

Sinais do trabalho de parto prematuro para prestar atenção:

  • Cólicas parecidas com as menstruais acima do osso púbico
  • Pressão ou dor na pélvis, nas coxas ou na virilha
  • Dor seca na lombar ou pressão nas costas
  • Cólicas intestinais ou diarreia
  • Aumento do corrimento vaginal
  • Líquido aquoso, corrimento rosado ou marrom, ou sangue saindo pela vagina

Se você sentir algum desses sintomas ou mais de quatro contrações em uma hora, chame seu médico imediatamente. Pode ser pedido que você vá ao hospital para ser examinada ou o seu médico pode querer que você cronometre as contrações. Você pode sentir as contrações (seu útero apertando e relaxando) colocando as pontas dos dedos levemente em seu abdômen.

Se você começar o trabalho de parto prematuro, o seu médico sugerirá maneiras de pará-lo, como manter-se em repouso e beber muito líquido.

Se as contrações continuarem, você pode ser internada no hospital para que seu médico possa acompanhá-la mais de perto.

Você também pode tomar precauções que podem ajudar a impedir o parto prematuro de começar:

  • Beba oito doses de suco ou água a cada duas horas para evitar a desidratação, o que pode deixar seu útero mais “irritado”
  • Tenha uma dieta saudável, de forma a ganhar de 10 a 15 quilos durante a gravidez
  • Sempre limpe da frente para trás após urinar ou evacuar, para evitar uma ITU (infecção do trato urinário)
  • Sente-se com as pernas elevadas mais ou menos a cada uma hora e não levante objetos pesados
  • Pare as atividades físicas e descanse se tiver contrações que não parem dentro de um c

Qual o risco de um bebê nascer com 37 semanas?

“Os bebês nascidos entre 37 e 35 semanas geralmente não têm grandes complicações. Podem ficar no quarto com a mãe, mas precisam de atenção especial para controle de glicemia, de icterícia prolongada ou maior dificuldade no aleitamento”, explica a Dra.

O que acontece se o bebê nascer com 33 semanas?

Os bebês com idade gestacional entre 28 e 33 semanas e 6 dias são os prematuros Moderados. São bebês que precisam de assistência respiratória porque seus pulmões ainda estão imaturos. Não conseguem mamar no seio materno e geralmente vão precisar ficar internados em UTI neonatal.

Leia também  Tag para lembrança de maternidade

Quantos meses são 40 semanas de gravidez?

Uma vez que temos meses com 28, 30 e 31 dias, alguns médicos costumam sugerir que os cálculos relativos ao tempo de gravidez de uma mulher sejam feitos de acordo com o calendário lunar. Isso significa, basicamente, considerar o seguinte:

  • 1 semana lunar = 7 dias
  • 1 mês lunar = 4 semanas de 7 dias = 28 dias

Como o período compreendido entre o início da gestação e o dia do parto tem cerca de 280 dias, podemos perceber que esse valor corresponde a 40 semanas. Uma vez que um mês lunar tem 4 semanas, 40 semanas de gravidez correspondem a 10 meses lunares.

Agora que você já compreendeu essas contas, vamos seguir adiante, falando sobre o décimo mês de gestação. Esse período, compreendido entre a 37ª semana lunar até a 40ª; geralmente é a reta final da gravidez. Vale lembrar, no entanto, que em muitos casos, o bebê pode nascer antes da 40ª semana, ou mesmo atrasar um pouco mais. Neste último caso, o médico não costuma permitir que a gravidez continue por mais de duas semanas após o período estipulado (ou seja: a 40ª semana), marcando uma cesariana.

Como a ansiedade costuma ser muita, nesse período a gestante quase não dorme. Muitas vezes tem câimbras, seus pés incham, há dificuldades para andar, e até mesmo respirar, já que sua barriga tende a estar muito grande, quase pronta para o grande momento. Isso comprime ainda mais a bexiga, fazendo com que vá ao banheiro com frequência maior. Tontura, ânsia de vômito e mau humor também podem se manifestar. Por outro lado, como a euforia costuma ser muito grande, algumas mulheres costumam ocupar o seu tempo, nesse período, organizando os últimos preparativos para a chegada do bebê, incansavelmente.

Aos poucos, a vagina vai dilatando cada vez mais. Algumas vezes pode expelir pequenos sangramentos, parecidos com borra de café. Por volta da 41ª semana, costuma perder o tampão mucoso, que sela o cérvix e protege a mulher contra infecções que poderiam interferir em sua gravidez. Após esse período, as contrações costumam se manifestar.

Existem as falsas contrações e as realmente relacionadas ao parto. Estas são regulares, diminuindo progressivamente o intervalo entre uma e outra, ao mesmo tempo em que se tornam mais dolorosas. Aquelas não seguem um padrão em sua frequência, e tampouco em relação à intensidade da dor.

Lá dentro, o bebê já está completamente desenvolvido, pronto para nascer a qualquer momento. A partir daí, as mudanças mais significativas serão em torno de seu tamanho e peso, que costumam aumentar um pouco, ficando com cerca de 50 centímetros de comprimento e 3,5kg – vale lembrar que meninos tendem a ser maiores e mais pesados que as meninas. A criança está com as unhas relativamente compridas e lóbulos da orelha endurecidos. Nesse período, costuma soluçar bastante; e é capaz de sugar, mexer as pálpebras e até mesmo chorar, ou brincar com seu cordão umbilical. Seus movimentos sentidos pela mãe também passam a ser mais frequentes.

Até antes do parto, os ossos da.

Porque 40 semanas são 9 meses?

A gravidez é convencionalmente calculada em semanas, a partir do primeiro dia da última menstruação. A idade gestacional (ou tempo de gravidez) terá que ser contada em semanas e não em meses. Não podemos usar os meses pois eles não tem uma duração fixa. Alguns tem 30, outros tem 31 e temos ainda fevereiro que poderá ter 28 ou 29 dias, dependendo do ano.

Usamos a data da última menstruação para iniciar a contagem. Nos primórdios da medicina, essa era a única data conhecida para estabelecer o início da “contagem de tempo de gravidez”. Imagine que um casal, ao tentar engravidar, possivelmente tinha relação mais de uma vez durante um ciclo menstrual. Portanto era difícil precisar em qual dia tinha ocorrido a concepção.

A idade gestacional, quando calculada com base na última menstruação, pressupõe que a ovulação e a concepção aconteceram cerca de 14 dias depois da última menstruação. Isto realmente ocorre na maioria dos casos. Para mulheres que tem ciclos menstruais irregulares ou que não ovulam no 14º dia do ciclo, possivelmente o cáculo da idade gestacional será realizado com base no primeiro exame de ultrassom da gravidez, pois quanto mais precoce for o exame menor é a margem de erro.

Leia também  Cama solteiro com auxiliar

Isto pode causar um pouco de confusão para aquelas pacientes que tentam estabelecer a data aproximada da concepção com base na idade gestacional. Quando a menstruação está atrasada em 2 semanas (numa mulher com ciclo de 28 dias), a idade gestacional será de 6 semanas. Mas isto não significa que a paciente está gravida há 6 semanas, pois a concepção aconteceu cerca de 14 dias após o início da última menstruação. Dessa forma, a concepção ocorre por volta da “2 semana de gestação”.

Assim sendo, se você está com 6 semanas de gestação a concepção ocorreu há 4 semanas. O período fértil e a fecundação são sempre 2 semanas a menos que a idade gestacional calculada pelo obstetra.

Outra confusão se dá com relação a duração da gravidez. A duração da gravidez é de cerca de 280 dias que são 40 semanas ou 10 meses lunares (veja aqui o que é o calendário lunar). Isto é um pouco a mais que 9 meses do calendário juliano, que usamos atualmente. Se dividirmos 280 por 30 (para converter em meses) teremos 9,3 meses.

Portanto é extremamente difícil e impreciso dizer de quanto tempo você está grávida em meses, tente calcular em semanas, para que não ocorram confusões. Quando você ouvir o seu médico falar em data provável do parto saiba que nesta data a sua gestação irá completar 40 semanas. Obviamente a duração da gestação pode variar um pouco de pessoa pra pessoa, e portanto nem todos os bebês nascem na 40a semana. Consideramos que o recém-nascido é de termo (ou seja, do tempo certo), quando este nasce entre 37 e 42 semanas de gestação. Bebês que nascem antes da 37a semana são chamados de prematuros. As gestações que ultrapassam de 42 semanas são chamadas de gestações prolongadas (ou seja, que passou do prazo estipulado para o nascimento). Entre a data provável do parto (que é a 40a semana de gestação).

Quanto Quanto é 40 semanas?

Com 40 semanas de gestação seu bebê já está pronto para vir ao mundo. Apenas aguarda o sinal verde dos hormônios para dar ar da graça! Com o desenvolvimento fetal totalmente completo, se prepara para conhecer finalmente esse mundo! Já tem todo seu corpo bem desenvolvido, incluindo os seus órgãos internos que já trabalham e fazem seu serviço da maneira esperada. Todos os seus sentidos fluem e respondem a estímulos e tudo será questão de tempo para se adequar e se aperfeiçoar com cada um deles. Seu pequeno coração bate rapidamente1, aproximadamente de 110 a 160 batimentos por minuto.

Nas 40 semanas de gravidez, seu sistema respiratório que estava em processo de amadurecimento nas últimas semanas já está pronto2. Assim que for cortado o cordão umbilical, o bebê começará a respirar sozinho. Seus olhos, que estavam acostumados a enxergar em uma distância limitada dentro do útero, agora terão que acostumar a enxergar objetos mais longe. Após o nascimento, ele ainda enxergará em torno de 30 cm do seu rosto, que equivale ao rosto da mamãe quando esta amamentando.

Cada bebê nasce com um peso e medida diferentes, mas nesta etapa das 40 semanas de gravidez é normal e esperado um bebê pesar em média 3,400 kg e medir 51 cm. Todos seus ossos estão bem firmes e rígidos exceto o do crânio que ainda não se fechou para facilitar a passagem no canal vaginal.

Cansaço define a mamãe nas 40 semanas de gestação! A exaustão e a chegada ao seu limite são evidentes. O tamanho da barriga é muito grande e não se consegue dormir bem, caminhar direito e nem fazer tarefas antes tão simples. Para complementar a situação, a ansiedade é tão grande que tira até o apetite!! Mas não tem o que fazer a não ser esperar o corpo reagir e mostrar que chegou a hora. Já está quase chegando a hora e pode acontecer a qualquer momento. Se agora nas 40 semanas de gravidez as contrações ainda estão vindo esporadicamente, você pode começar a fazer caminhadas. A caminhada ajuda a acelerar o trabalho de parto e a gestante pode caminhar em torno de 1 hora por dia, se atentando ao horário que o sol não está tão intenso. Vale lembrar que uma gestação pode chegar até 41 semanas. Mas se não houver progresso, é bem comum o médico induzir o trabalho de parto ou marcar a cesariana.

Leia também  Cama box com auxiliar

Se não houver nenhuma recomendação médica solicitando que não tenha relações sexuais3, procure namorar bastante. O ato sexual ajuda muito no aceleramento do trabalho de parto. Isso acontece porque durante a relação são liberadas substâncias que auxiliam no aceleramento das contrações e da dilatação do colo do útero. Se ainda aguentar, namore até o último instante!

O telefone não para de tocar e as mensagens no celular são constantes querendo saber se ainda não nasceu! Esse tipo de coisa tira a paz da gestante e dos familiares mais próximos, que além de ter que lidar com sua própria ansiedade tem que aturar a ansiedade dos demais e as cobranças. Se puder se afastar e se poupar desse tipo de questionamento, fuja! Tudo que você precisa.

Quando o bebê passa das 40 semanas?

Se você chegou nas 40 semanas de gestação e nada está acontecendo deve estar se perguntando se há algo de errado. Surge aquele medo misturado com ansiedade. Na primeira consulta de pré-natal o médico anotou na sua carteira a data provável do parto. Ela chegou e nada aconteceu… e agora?

A primeira coisa que você precisa entender é o termo “data provável do parto”. Apesar do nome “sugerir” que o parto irá acontecer nesta data, na verdade não é nada disso. A data provável do parto, ou DPP, nada mais é do que o dia em que você completa 40 semanas de gestação.

Isso não significa que você irá entrar em trabalho de parto nesta data, nem que o nascimento do seu filho irá ocorrer com 40 semanas.

A DPP é apenas o dia em que você completa 40 semanas. Entretanto sabemos que uma gestação normal tem duração variando de 37 a 42 semanas. Portanto é normal que o nascimento do seu bebê ocorra um pouco antes ou um pouco depois da DPP.

Se você chegou nas 40 semanas de gestação e não está sentindo as contrações ainda não se preocupe, consideramos normal que o parto aconteça entre 37 e 42 semanas de gestação.

Quando o bebê nasce antes de 37 semanas, podemos dizer que ele é prematuro. Por outro lado, a gestação que passa de 42 semanas chama-se gestação prolongada.

Normalmente os protocolos de pré-natal recomendam que ao chegar na 40ª semana de gestação as consultas devem ser intensificadas. Habitualmente realiza-se 2 consultas por semana.

Além disso exames de vitalidade fetal deverão ser solicitados, como a ultrassonografia e a cardiotocografia. Também é interessante que você comece a controlar o número de vezes que o seu bebê se movimenta durante o dia. Esta é uma avaliação muito prática e barata da vitalidade do seu bebê, conhecida como mobilograma.

Saiba que a principal causa de gestações que passam das 40 semanas é um erro na datação da gravidez. Ou seja, na verdade você ainda não chegou na quadragésima semana, provavelmente existe um erro de alguns dias na sua estimativa de idade gestacional.

Possivelmente quando você atingir 41 semanas seu médico irá recomendar a interrupção da gestação. Isto acontece pois sabemos que se você não entrou em trabalho de parto de maneira espontânea até 41 semanas a chance disto acontecer naturalmente entre 41 e 42 semanas é pequena.

Da mesma forma, é importante ter em mente que após a 42a. semana as chances de ter alguma complicação na gravidez começam a aumentar. Por isso a recomendação de interromper com 41 semanas.

Definitivamente não. Apesar de você estar com 40 semanas de gestação e não sentir nada, isto não significa que você irá precisar fazer uma cesárea.

O primeiro passo é avaliar com está o seu bebê. Ele está com a cabeça para baixo? Existe alguma dilatação do colo uterino? Ele está com peso adequado e líquido amniótico normal?

Todas estas questões (e outras eventualmente) devem ser avaliadas pelo seu médico antes de tomar alguma decisão. Caso tudo esteja dentro do esperado, seu obstetra poderá recomendar uma indução de trabalho de parto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *